É muito comum ouvir dizer por aí que os cães precisam de bastante espaço livre, e isso não é uma inverdade.
Porém, há muitas raças específicas que podem se adaptar muito bem à vida urbana do seu dono, vivendo em apartamentos pequenos sem dificuldade.
Animais de grande porte normalmente se adaptam melhor em casas, mas até mesmo no caso dos pequenos é preciso pesquisar qual a raça mais adequada para o lugar.
Se você está em busca de um companheiro para dividir o espaço do seu apartamento, nesse artigo terá a oportunidade de conhecer algumas raças de cães ideais para apartamento.
O tamanho do cão influencia na escolha?
Dividir o seu apartamento com um amigo de quatro patas irá exigir de você disposição para lidar com o perfil do cachorro.
Seja ele de pequeno ou médio porte, se seu comportamento tende a ser mais agitado será preciso incluir em sua agenda passeios e exercícios, para evitar possíveis reclamações no condomínio.
Normalmente cada condomínio tem regras específicas sobre os animais domésticos. E os latidos e uivos podem se tornar um problema.
Os cães de pequeno porte são interessantes para pessoas que vivem em apartamentos com pouco espaço.
Assim não se sentirão tão agitados e “presos” até que seu dono possa levá-los para um passeio.
No entanto é preciso ficar atento, afinal algumas raças de cães pequenas tendem a latir mais e a terem mais energia, não sendo interessantes para pessoas que se ausentam por longos períodos.
Caso o apartamento possua mais espaço vale a pena investir num cãozinho de médio porte.
Algumas raças tendem a ser mais calmas e obedientes, no entanto precisam de passeios e exercícios diários para não sofrer com a obesidade, por exemplo.
5 raças de cães ideais para apartamentos
1- Maltês
O Maltês é um cão de pelo longo muito inteligente e afetuoso. Considerado um cão de companhia, essa raça costuma ser muito brincalhona, ativa e cheia de energia.
Se optar por essa raça, aí entra a importância de passeios e brincadeiras fora do apartamento, para que o cãozinho possa gastar sua energia.
Ideal para pessoas que não possuam filhos, já que existem casos em que ele não se dá bem com as crianças, por ser uma raça que gosta de ter a atenção de seu dono.
Indicado para pessoas que possam conviver constantemente com ele, pois é um animal que gosta de socializar e, portanto, latir, não sendo indicado para pessoas que passem muito tempo fora de casa.
A expectativa de vida é de 12 a 13 anos.
2- Lhasa Apso
O Lhasa Apso é um cão de pelo longo simpático e muito alerta.
Tem um ouvido muito bom e pode ser ótimo para alertar a chegada de estranhos ou até mesmo de perigo. Leal e destemido, é um cão muito ligado à família.
É carinhoso, mas também sabe ser independente. Ideal para apartamentos pelo fato de costumar se comportar bem durante a ausência dos donos.
Precisa de socialização, exercícios físicos e também de ser disciplinado, para que não se torne excessivamente agressivo com estranhos.
Sua expectativa de vida é de 13 a 14 anos.
3- Poodle Toy
O Poodle é a segunda raça mais inteligente no mundo. É fácil de ser adestrado, gosta de brincar, é afetuoso e inteligente.
Essa raça é muito ligada à família e fiel ao seu dono. Precisa de exercícios mentais e físicos e também de interação com as pessoas.
Se dá bem com crianças. Alguns latem muito, por isso é importante que seu dono esteja disposto a brincar e levá-lo para passear, para que possa gastar sua energia. Vivem entre 14 e 15 anos.
4- Shih Tzu
Considerada uma das raças mais populares no Brasil, o Shih Tzu é ideal para apartamentos por precisar de baixo nível de atividade e conseguir viver bem em um espaço restrito.
Também é uma raça que se adapta bem em ficar sozinha por longos períodos. É um cão muito independente, mas também dócil e companheiro.
Vivem entre 12 e 16 anos.
5- Pastor de Shetland
O Pastor de Shetland se encontra entre as dez raças mais inteligentes. São brincalhões, amáveis, muito apegados à família e também muito obedientes.
É um cão enérgico que tem tendência a latir bastante. Precisa de caminhadas ou pequenas corridas junto com o dono.
Vivem, em média, de 12 a 14 anos.
E aí já se decidiu? Uma boa dica também é visitar abrigos de adoção, quem sabe seu melhor amigo não está lá esperando uma chance de ganhar um lar?