Os Dentes do Cachorro e Como Evitar Doenças Bucais

Alguns estudos mostram que a partir dos 3 anos de idade, praticamente 80% dos cães já possuem algum grau de problemas bucais, como o famoso tártaro.

O tártaro nos dentes do cachorro causa mau hálito, inflamações na gengiva, dor e perda dos dentes e, as bactérias contidas nele podem danificar precocemente os rins e o coração.

porfia nesse objectivo

Por isso a saúde bucal dele não deve ser esquecida em nenhum período da sua vida, pois ele pode sofrer bastante com doenças periodontais ou problemas de saúde de outros tipos pela má conservação dos dentes.

Você sabia que é possível identificar qual a idade aproximada de um cachorro observando seus dentes?

Em geral o que se observa para determinar a idade de um cão é o grau de crescimento dos dentes, a quantidade de tártaro (amarelamento) e o desgaste.

Claro que cada animal é diferente e o estado dos seus dentes depende também da forma como foi tratado durante a sua vida.

Clique Aqui e descubra o Por que Você deve para de dar Ração Para o seu Cachorro HOJE Mesmo!

O esquema de avaliação funciona da seguinte forma:

Tudo sobre os dentes do cachorro e sua saúde

  • Filhotes até 8 semanas possuem todos os dentes de leite bem pontiagudos (28 dentes) e limpos;
  • Animais por volta dos 7 meses estão com dentes definitivos (42 dentes) com formato arredondado, brancos e limpos;
  • Animais de 1 a 2 anos possuem dentes bem firmes e os dentes de trás (molares) podem apresentar início de tártaro (amarelamento);
  • Animais de 3 a 5 anos começam a apresentar desgaste nos dentes e todos apresentarão tártaro;
  • Animais de 6 a 10 anos possuem dentes bem desgastados e sinais de doenças periodontais como gengivas vermelhas e inchadas;
  • Animais de 11 a 15 anos possuem dentes bem desgastados e uma crosta grande de tártaro, além de já ter perdido alguns dentes.

Principais problemas nos dentes do cachorro

Tudo sobre os dentes do cachorro e sua saúde

Cães com problemas nos dentes não apresentam apenas mau hálito, mas uma série de sintomas que podem ser facilmente observados pelos donos. Confira:

Gengivite: a gengivite é uma inflamação nas gengivas que pode, ao longo do tempo, se transformar em periodontite.

Para identificar um cão com gengivite observe se ele tem sangramento e vermelhidão na gengiva, desconforto e dor, além de dificuldades em mastigar.

Gengivas saudáveis são rosadas como um chiclete.

Tártaro: o tártaro também é chamado de cálculo dentário, são aquelas manchas amareladas nos dentes. Ele deixa os dentes irregulares e é formado pela placa bacteriana de restos de comida presentes nos dentes.

Periodontite: a periodontite é a evolução do excesso de tártaro. A crosta que se forma ao redor dos dentes começam a afetar os tecidos que o suportam na boca.

O cão corre o risco de perder dentes e existe a possibilidade de bactérias caírem na corrente sanguínea e causarem problemas em outros órgãos.

Descubra Como Aumentar a Expectativa de VIDA do Seu Cachorro em Até 8.3 Anos a Mais que a Média Esperada”

 Como evitar problemas bucais em cães

Tudo sobre os dentes do cachorro e sua saúde

O que faz com que os dentes do cachorro tenham menos ou mais tártaro é a higienização frequente e a predisposição individual.

Evite dar comida caseira ou rações amolecidas para o seu animalzinho.

As rações industriais secas, por serem mais duras, ajudam a “raspar” a placa bacteriana nas pontas dos dentes, portanto invista em uma boa ração premium para ajudar a manter os dentes do seu cão em bom estado.

A melhor forma de evitar problemas nos dentes do seu pet é levá-lo regularmente a um veterinário especialista em dentes caninos para fazer uma limpeza pelo menos uma vez por ano.

É possível fazer a higienização em casa com produtos específicos para cães, mas existem cachorros que não permitem que os donos acessem os seus dentes.

É bom que você acostume o seu bichinho, desde pequeno, a ter a boca manipulada e ficar relaxado enquanto você escova os dentes dele.

Assim você consegue manter a boca dele sempre limpinha e facilita o trabalho dos especialistas na limpeza anual.

-> Descubra o porque você deve para de dar ração pro seu cachorro hoje mesmo

Os Dentes do Cachorro e Como Evitar Doenças Bucais
5 (100%) 4 votes