A AN que é a sigla para Alimentação Natural Canina é um assunto que gera bastante discussão. Alguns veterinários são a favor e outros contra, assim como os próprios tutores do cachorro.
Porém basta você pensar da seguinte forma:
Se alimentos industrializados fazem mal para a saúde dos humanos, porque não fariam para os nossos animais?
As rações estão cheias de químicas, corantes, produtos cancerígenos e até ossos das carcaças de outros animais.
Então uma alimentação natural e balanceada só tem a somar na saúde e longevidade do seu cachorro, não concorda?
O Perigo das Rações
Você já parou para pensar o que realmente vai na ração em que oferece para seu o cachorro? Ou alguma vez já leu nos rótulos das rações quais são os seus ingrediente?
Independente da marca que você compra, os ingredientes são basicamente os mesmos. Confira:
.BHA e BHT: Ingredientes presentes em quase todas as rações são substâncias derivadas do petróleo também usadas como conservantes e antioxidantes em produtos de estéticas (humano).
Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) o BHA (2,3-terc-butil-4-hidroxianisol) é um forte cancerígeno e é usado nas rações.
O BHT (2,6-diterc-butil-p-creso) é um dos causadores de infecções sistêmicas. Existem muitos estudos sobre os riscos dessas substâncias.
Essas substâncias podem aumentar os níveis de colesterol e prejudicar a absorção das vitaminas A e D.
.Milho, Trigo Soja (com * ou T de transgênicos):
Neles encontram-se a presença do herbicida Glifosato 2,4D, também apontado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) como possível índice cancerígeno para animais e humanos.
Existe no milho uma provável contaminação por micotoxinas (geradas por fungos) causadores tóxicos do sistema renal e hepático, e também responsável pelo desequilíbrio hormonal, mutação genética e grandes índices de riscos cancerígenos.
.Corantes: Corantes são químicos usados nas rações que na maioria das vezes são motivos de alergia para os cães.
Os corantes não passam de “um enfeite” para chamar a atenção, pois as maiorias dos tutores acham que rações bem coloridas são sinônimos de qualidade e de ingredientes naturais, o que não passa de uma grande mentira.
Obviamente que quanto mais coloridas forem as rações aumentam as quantidades de aditivos químicos e corantes, caindo drasticamente na qualidade das mesmas.
As que possuem menos corantes são as mais indicadas, porém ainda continuam sendo um “alimento” industrializado e não natural.
As rações surgiram em torno de 153 anos e foram inventadas na Inglaterra por James Spratt, em 1860, era uma combinação de biscoito de farinha de trigo, vegetais e sangue de animais.
Segundo paleontólogos para uma espécie se adaptar à nova dieta leva em média cerca de 100 mil anos. Apesar de os cães terem 5 tipos de dentes diferentes,nenhum deles são feitos para moer alimentos.
Alimentos que são descartados para uso humano são usados na fabricação das rações e muitos dos ingredientes aqui usados são proibidos na Europa, porém as leis Brasileiras permitem o uso dessas substâncias nas rações caninas.
Benefícios de uma Alimentação Natural Canina
Conforme explicamos anteriormente as rações são alimentos industrializados e com inúmeros malefícios à saúde do cão.
Segundo especialistas além de aumentar a expectativa de vida, uma Alimentação Natural e bem balanceada pode deixar o cachorro mais calmo, esperto e comportado, além de diminuírem as chances de contraírem doenças.
A partir de uma alimentação Natural além de o cão se beneficiar com alimentos frescos compostos por 70% de água (umidade), os mesmos acabam ajudando na digestão e protegendo naturalmente o bom funcionamento dos rins e sistema urinário.
Não possuem nenhum dos componentes industrializados que aumentam as chances de tumores, doenças renais, obesidade, mudanças comportamentais e alergias.
Reduz também a queda dos pelos por serem ricas em proteínas, ácidos graxos, Omega 3 e 6 e conseqüentemente acabam diminuindo os fétidos cheiros nas fezes dos cães,pois regulam a flora intestinal.
A Alimentação Natural influencia diretamente na disposição e comportamento do cachorro, aumentando a resistência natural a vermes e doenças, diminuindo os episódios de vômitos, diarréias e alergias causadas pelo consumo de ração.
Uma boa Alimentação Natural canina deve ter o equilíbrio correto entre proteínas, gorduras e carboidratos, não existem contra-indicações para a AN.
Como Substituir a Ração pela Alimentação Natural
Ao saber de todas essas informações sempre surgem dúvidas de como substituir as rações por uma alimentação natural e também quais alimentos podem ou não podem ser oferecidos para o cachorro.
Caso o seu cão esteja acostumado alimentar-se somente com ração, você deve substituir pouco a pouco a ração por alimentação natural da seguinte forma:
- 1° semana: Na primeira semana ofereça ⅓ de Alimentação Natural e ⅔ de ração.
- 2° semana: Na semana seguinte, metade de ração e metade de Alimentação Natural.
- 3° semana: ⅓ de ração e ⅔ de Alimentação Natural.
OBS: Se na quarta semana as fezes continuarem firmes tire completamente a ração e substituía pela Alimentação Natural.
Alimentos Permitidos
Esses são alimentos básicos e fáceis de achar em qualquer feira e supermercado:
Carnes: Peixe, frango, boi, ovos (apenas cozidos) cordeiro, porco, além de vísceras de animais (fígado, língua, coração etc..).
Gorduras: Óleos em geral, tanto animal, quanto vegetal.
Legumes e Verduras: Abobrinha, chuchu, rúcula, brócolis, cenoura, beterraba, inhame, batata doce, inglesa e yacon, arroz integral, lentilha, abóbora, aspargos, berinjela, cará, chuchu, couve-flor e manteiga, ervilha fresca e torta, espinafre, inhame, jiló, mandioquinha (batata baroa ou batata salsa), mandioca (aipim), manjericão, nabo, quiabo, salsinha, tomate e vagem.
Frutas: Banana sem casca, caju sem a castanha, caqui, maçã sem sementes, pêra sem casca, manga, kiwi sem casca, goiaba com ou sem casca e morango.
Dica: Nunca de outras frutas ou com sementes ao seu cão, pois podem ser extremamente tóxicas.
Obs: Todos alimentos devem ser preparados sem sal ou temperos, podendo ser oferecidos em formas de “purês” ou in natura.
Alimentos também são uma forma de amor, então ame seu cachorro e ofereça a ele somente alimentos que irão beneficiar sua saúde e expectativa de vida!
PARE HOJE MESMO DE DAR RAÇÃO PARA SEU CACHORRO
❌ Ração Comercial ?
A maioria das rações comerciais para cachorro são uma verdadeira porcaria!
Você deveria só dar elas quando realmente não tem tempo para dar uma comida de qualidade para o seu peludo.
Se não fizer isso, seu cachorro infelizmente pode estar correndo um grande risco de vida ao comer rações comerciais por anos a fio.
Clique Aqui e descubra o Por que Você deve para de dar Ração Para o seu Cachorro HOJE Mesmo!
Mas então… o que dar para o seu cachorro?
Caso você tenha interesse em ter um cachorro super saudável e cheio de energia, o que eu recomendo é uma alimentação natural e caseira.
Daquelas que nossos pais faziam pros nossos cães muitos anos atrás antes de surgir todas essas porcarias enlatadas não é?
(Não é engraçado como no passado não se ouvia falar tanto de “câncer” e tanta doenças para cães? Por que será né?)
Ao longo dos anos juntei algumas das melhores receitas caseiras que achei.
Juntei todas elas e mais algumas dicas de como por exemplo fazer suplementos e xampus caseiros e coloquei tudo em um lugar só. Esse agora se chama:
Esse é o único programa de dietas e dicas baseado 100% em uma alimentação natural e caseira para você ter um cachorro ainda mais saudável e podendo viver até 134% a mais que a expectativa média da raça.
(Mostro na apresentação provas e estudos do potencial de vida de um cão. É BEM maior que eu pessoalmente imaginava quando comecei a ler sobre o assunto.)
Caso você tenha interesse nisso e também descobrir porque o “Cachorro de 29 Anos”, você pode CLICAR AQUI e saber mais a respeito do programa.
Ali falo o que está incluído em todo pacote e uma pequena apresentação contando algumas verdades que eu descobri ao longo dos anos lendo vários e vários livros. É realmente assustador!
Mas melhor saber toda a verdade antes que seja tarde não é?
É isso!
Até a próxima!
-Cássio