Como treinar o cachorro em casa – Dicas, passo-a-passo, sugestões

Pode ser que você nunca tenha pensado em treinar o cachorro em casa para fazer coisas como pegar o jornal, abrir a porta, dar a patinha ou fingir-se de morto.

Mas em alguns momentos o treinamento poderia ser realmente muito útil. Por exemplo:

– Seu cão sabe se comportar bem à rua? Passeia sem dar vexame?

– Ele faz as necessidades dele no lugar adequado ou você passa os dias a limpar a sujeira dele pela casa?

– Ele é amigável com as visitas ou late sem parar?

– E à noite, ele é do tipo que faz uma algazarra?

– Ele tem paciência com crianças e não pula para lhes roubar a comida?

Se você leu estas perguntas e isto lhe fez pensar no seu cachorro, um treinamento pode ajudar muito. E é sobre esse assunto que vamos falar hoje neste artigo.

Existem muitas maneiras de treinar seu cachorro e nós falaremos sobre todas elas. Mas antes, achamos importante compartilhar algumas informações que serão úteis.

Cachorros são seres incríveis, não são? Além de serem ótimos companheiros, muito leais e carinhosos, ainda nos divertem com suas estripulias.

Só que, muitas vezes, essas “estripulias” podem se tornar um mau hábito ou colocar a nós, humanos, em situações complicadas como: brigas com vizinhos, parentes que deixam de visitar nossa casa, objetos e móveis estragados, etc.

E é aí que pode acontecer algo muito comum. Muitas pessoas deixam de treinar seus cães por conta de alguns mitos do treinamento.

Então resolvemos dedicar um tempo para desvendar esses mitos. Veja!

6 Mitos sobre treinar o cachorro

Como treinar o cachorro em casa

  1. É muito complicado e caro

Você já deve ter visto vídeos de adestradores de cães e pensado em como parece mágica tudo aquilo.

Na realidade, o treinamento não é tão complicado quanto parece e você pode optar por contratar um profissional ou aplicar algumas técnicas você mesmo.

Claro que a primeira opção tem um custo, mas os valores não são necessariamente tão altos, o mercado é bem variado.

Há opções de centros de treinamento canino, cujo trabalho se assemelha ao de uma escola. Você leva seu cão até o local e ele tem horários a seguir e um cronograma com atividades.

Este costuma ser o modelo mais caro, mas também aquele no qual o dono se envolve menos. Ou seja, não dá tanto trabalho.

Há também a opção de contratar um adestrador para ir até sua casa. Este modelo é mais flexível, pois você pode pagar por hora e optar por quantidades de “aulas” conforme for necessário.

Apesar de ser uma opção mais barata, você deve estar ciente de que terá um envolvimento maior do que na opção anterior.

Já se você não pode ou não quer investir nisso, pode seguir algumas técnicas simples e treinar seu cão você mesmo. A vantagem é evidente: você não gasta nada.

Mas é claro que, em contrapartida, você terá que ter um empenho na aplicação das técnicas para que seu cão aprenda direitinho cada atividade.

“Descubra Os Terríveis Segredos Da Bilionária Indústria De Ração Para Cachorros — Eles Gastam Milhões Para Garantir Que Você Nunca Descubra A Verdade”

  1. Meu cachorro é adulto e não aprende mais nada

Essa ideia foi propagada durante muito tempo e ainda confunde muitas pessoas.

É um mito completo! O cão tem capacidade de aprender novas regras, truques e hábitos em qualquer etapa da vida, até mesmo quando idoso.

Mesmo que ele demore um pouco, isso pode acontecer porque ele se habitou a fazer as coisas do jeito dele. Não significa de maneira alguma que ele não aceitará a mudança.

Você pode se impressionar com a adesão e disposição do cachorro para as novas regras da casa!

  1. Meu cachorro é um caso sem solução

Nem mesmo um cão seguidor da celebridade canina Marley pode ser considerado sem solução. Imaginamos que você tenha motivos para acreditar nisso, contudo.

Por exemplo, pense no seu cachorro por um instante. Você o acha excessivamente:

– Agressivo,

– Estressado,

– Teimoso,

– Agitado,

– Bagunceiro ou

– Desastrado?

Como treinar o cachorro em casa

Acredite: a maioria das pessoas acha que seu cão tem alguma dessas características acima antes de treiná-lo.

Mas ao iniciar o treinamento com seu cão impossível, você verá que ele se sentirá muito mais disposto a seguir regras do que a fazer suas trapalhadas.

Não dê ouvidos ao que as pessoas em geral dizem sobre seu cão, isto também colabora para a propagação deste mito!

Aprenda Como Ensinar Comandos e Tornar o Seu Cão Mais Obediente, Sociável, Tranquilo e Controlado em Casa e nos Passeios em 15 dias! —> CLIQUE AQUI

  1. Tenho vários cachorros e não conseguiria treinar todos

Quem tem mais de um cão sabe que o comportamento deles é diferente. Provavelmente você tenha eleito o “problemático” para treinar, mas teme que a convivência com os demais crie confusão.

Ao mesmo tempo, treinar todos parece difícil, pois cada um se comporta de um jeito diferente, não é?

O mito aqui está na crença inicial: mesmo que haja um cão com mais problemas, nem sempre nós temos a compreensão exata de qual deles é este cão.

Nem sempre o que faz mais barulho é o problemático, ou aquele que causa mais brigas…

E então o mito se estende para a segunda crença: eles são diferentes e teriam que receber treinamentos diferentes. Errado!

Os princípios serão os mesmos, o que você vai criar é uma forma de educa-los. E isto será igual para todos.

Mesmo que você tenha 5 cães super calmos e um encrenqueiro, ao treinar todos juntos você criará uma unidade, em que o comportamento de um influencia o do outro.

O resultado será uma matilha equilibrada.

Resumindo: você não terá mais trabalho ao treinar vários cães, será até mesmo mais fácil.

Aprenda Como Ensinar Comandos e Tornar o Seu Cão Mais Obediente, Sociável, Tranquilo e Controlado em Casa e nos Passeios em 15 dias! —> CLIQUE AQUI

  1. Ele é assim porque é novo, quando ficar mais velho vai se acalmar

É verdade que os cães, quando filhotes, aprontam mil coisas, destroem objetos, roubam seu chinelo, fazem xixi no tapete, etc.

Essa energia toda que eles têm vai se perdendo conforme eles crescem.

Porém, o mau comportamento se agrava com o tempo e aquelas regras que você não impôs quando ele era novo serão necessárias quando ele for adulto.

Aproveite para treinar seu cão enquanto ele ainda é pequeno e evite problemas maiores no futuro.

Leia nosso artigo: Atividades físicas para cães idosos

  1. Ele é mais feliz assim fazendo o que quer

Algumas pessoas têm uma ideia equivocada sobre as regras, sobre a disciplina aplicada aos cães. A impressão é de que se eles são treinados perdem a liberdade.

É um mito. Os cães são animais sociais que gostam de viver em grupos. Em um grupo, há sempre a definição natural de um líder. Os demais o seguem para que o grupo tenha harmonia.

Quando eles não têm um líder, ficam perdidos e se instala o desequilíbrio. Você, ao treiná-lo, vai assumir a posição de líder da matilha e ele naturalmente ficará feliz em cumprir o papel de seguidor.

Como você pode ver acima, assim como nós, humanos, os cães possuem suas particularidades.

E como nós, eles precisam ser orientados para aprender a conviver em sociedade. Assim, adestrar seu cachorro é algo extremamente positivo para ele e para você também.

Mas espera aí… Será que você vai treinar ou adestrar seu cão?

Existem várias terminologias por aí, inclusive uma mais recente chamada: terapia canina, cujo foco é totalmente comportamental.

Embora nós usemos todos os termos para dar o mesmo sentido, cada um tem um significado específico.

Clique Aqui e descubra o Por que Você deve para de dar Ração Para o seu Cachorro HOJE Mesmo! CLIQUE AQUI

Vamos entender melhor sobre isso antes de continuar!

Adestramento, treinamento ou terapia canina

Como treinar o cachorro em casa

Embora a gente fale de todos os termos, existe uma diferença importante entre cada um deles.

Adestramento

O adestramento é um conceito que se resume a ensinar comandos ao animal. Através de métodos de repetição e recompensa, por exemplo, o cão aprende a obedecer coisas como: senta, junto, rola, pega, etc.

É através do adestramento que os cães aprendem a fazer coisas como andar nas patas traseiras, pular obstáculos, dar a patinha.

No seu significado, adestrar significa domar, fazer obedecer, ensinar habilidades.

É por esse tipo de trabalho que passam os animais que participam de filmes ou que realizam algum tipo de trabalho, como o cão policial.

Aprenda Como Ensinar Comandos e Tornar o Seu Cão Mais Obediente, Sociável, Tranquilo e Controlado em Casa e nos Passeios em 15 dias! —> CLIQUE AQUI

– Treinamento

No significado da palavra, é a mesma coisa que adestrar. No entanto, o treinamento da forma como ele é aplicado pelos profissionais está mais focado na ideia de educar o cão.

Ou seja, usar sua inteligência natural para ensinar-lhe comportamentos melhores. Com isso, o treinamento visa fazer o cachorro se adequar melhor ao meio onde vive.

Em vez de aprender a obedecer comandos, ele vai aprender o que pode e o que não pode fazer para um convívio harmonioso.

De maneira bastante superficial, podemos dizer que o cão adestrado faz coisas por repetição sempre que solicitado, enquanto que o cão treinado aprende um novo comportamento.

– Terapia canina

Tem se falado bastante na terapia comportamental canina atualmente. Isso é porque os profissionais do meio perceberam que o cão, quando equilibrado, é muito mais bem adaptado do que aquele que é simplesmente adestrado.

Por exemplo, você pode ter um cão agressivo que senta e levanta quando você manda, mas não deixa de ser agressivo. Um cachorro que aprende a passear na coleira, mas não deixa de ser medroso.

Com a terapia, trabalha-se a energia do cão para que ele abandone atitudes que o prejudicam e aprenda uma nova forma de se comportar, com mais assertividade.

A terapia é indicada para cães que demonstram ter um comportamento obsessivo, paralisam por conta do medo de algo, não realizam alguma atividade que seria natural para os cães, demonstram estado depressivo ou de muita agressividade.

São, muitas vezes, comportamentos provocados por traumas e que podem ser solucionados.

Agora que você já sabe que há uma importante diferença entre os termos, já poderá descobrir qual é o seu papel no treinamento do seu cão.

“Descubra Como Aumentar a Expectativa de VIDA do Seu Cachorro em Até 8.3 Anos a Mais que a Média Esperada” CLIQUE AQUI

E você só terá vantagens com isso! Veja.

5 Vantagens ao treinar o cachorro

Como treinar o cachorro em casa

Com o treinamento do seu cão, você terá apenas vantagens (e ele também):

  1. Autoconfiança

A primeira coisa que você vai aprender antes de treinar seu cão é a se posicionar como líder do bando. São pequenas mudanças no seu comportamento em relação ao cachorro que vão fazer sua autoconfiança crescer muito.

O mais interessante é que isto será crescente: quanto mais prática você pegar, mais autoconfiança terá.

O resultado é que seu cão vai seguir você com mais facilidade e sua autoestima também se elevará.

  1. Rotina

Quando temos um problema de comportamento ou falta de regras dentro de casa, a rotina fica bagunçada e isso afeta a todos.

O treinamento ajuda você a impor uma rotina mais rígida, o que colabora para que as coisas funcionem de maneira geral. Seu cão terá uma definição melhor de horários, por exemplo:

– horário do passeio

– delimitações de espaço em determinados momentos

– horário para as refeições

– entre outros.

Tendo você para estabelecer essa rotina, o estresse do cão diminui. Logo, muitos dos seus problemas de comportamento podem melhorar só por isso.

Quando o cão está mais calmo, há mais chances de ele absorver as novas regras, assim como nós humanos.

Clique Aqui e veja como ter um cão super saudável 

  1. Comunicação

Como treinar o cachorro em casa

Apesar de os cães não usarem o mesmo código de comunicação que nós, é totalmente possível compreendê-los e eles a nós, humanos.

Isso porque existe a comunicação corporal, a vibração que emanamos e que eles podem captar muito bem.

Porém, o que acontece é que sem um direcionamento dessa “comunicação silenciosa”, você pode confundir seu cão e a troca entre vocês não será satisfatória.

Parte do treinamento ajuda muito nisso: a partir dos exercícios você vai perceber que seu cão é capaz de entender o que você quer dele.

Ao mesmo tempo, ele também ficará feliz em ser compreendido por você. O resultado é uma melhora significativa na comunicação entre ambos.

Você começará a perceber, por exemplo, que um simples olhar dele já tem significado – e você saberá qual é.

Aprenda Como Ensinar Comandos e Tornar o Seu Cão Mais Obediente, Sociável, Tranquilo e Controlado em Casa e nos Passeios em 15 dias! —> CLIQUE AQUI

  1. Vínculo

Por conta da melhora na comunicação e diminuição do estresse do seu cão, o vínculo entre vocês tende a aumentar muito.

Uma coisa curiosa no treinamento é que muitos donos têm medo de iniciar e perder o afeto de seus cães.

Como se eles fossem deixar de amar seus donos por estarem recebendo novas ordens ou comandos.

Esta ideia é completamente equivocada, e é importante afastar isso de você se estiver com esta preocupação.

Os cães recebem a atenção no treino e se alegram em aprender, pois estarão em contato com você.

Eles, por serem seres sociais como já falamos aqui, gostam de ter um líder a ser seguido e o respeitarão por isso.

  1. Harmonia

Os resultados do treinamento não tardam a aparecer e, com isso, a harmonia se instala na casa. É animador ver que as energias se tornam assertivas quando cada um assume seu papel no “grupo”. Não é apenas seu cão que ficará mais calmo, mas todos vocês.

O treinamento exige envolvimento de todos, o que pode ser cansativo no começo. Mas tão logo os resultados começam a surgir, isto serve de incentivo para continuar.

Ao longo do processo você vai identificar outras vantagens, dependendo do problema apresentado pelo cachorro. Por exemplo:

Se o problema dele é latir demais, a vizinhança ficará mais amigável com você, o que facilita a convivência. S

e o problema é a destruição dos móveis e estofados da casa, você vai conseguir manter as coisas arrumadinhas.

Se o problema era o xixi no tapete, adeus mau cheiro!

Agora que você já viu que só terá vantagens, que tal aprender algumas dicas para treinar o cachorro em casa?

4 Dicas para treinar o cachorro em casa

Como treinar o cachorro em casa

O primeiro passo é informar a todos na casa sobre o que será proposto. O treinamento deverá ser corroborado por todas as pessoas que convivem com o cão.

Assim, além de ele aprender mais rápido, você aprende melhor a exercer a função de líder.

Existem muitas técnicas de treinamento, então vamos nos focar nas principais queixas de donos de cachorro para que você possa colocar em prática na sua casa.

  1. Como fazer o cachorro parar de morder

Cães filhotes ou adultos com muita energia acumulada tendem a morder coisas para se distrair. Se o seu cão faz isso mesmo tendo acesso a brinquedos apropriados, faça o seguinte:

– Se o alvo for você ou alguém da sua família, toda vez que ele morder interfira apenas dizendo firmemente:

– NÃO. Olhe para ele e diga: NÃO. Ele vai voltar a fazer, e você vai manter o mesmo tom de antes. Não grite e não faça gestos bruscos, a ideia é ensinar e não assustar o cão.

– Não evite fazer coisas e não tire objetos do lugar por conta das mordidas do cão.

Cachorros lidam com conquista territorial, quanto mais você se retirar, mais espaço ele ganha e, portanto, maior a chance de ele continuar mordendo ou piorando o comportamento.

– Se a mordida vem durante uma brincadeira, pare de brincar na hora em que ele morder. Apenas volte a brincar quando ele não usar os dentes.

Aos poucos ele vai entender que aquela maneira de brincar não é aceitável e tentará usar outras que você aceite.

  1. Como fazer o cachorro parar de latir

Não devemos jamais impedir um cão de latir, pois esta é uma das maneiras de ele se comunicar. Mas existem casos em que o latido é excessivo, saiba por quê:

– Ele fica sozinho durante muito tempo: pode ser depressão.

– Ele fica preso num espaço da casa: isso gera insegurança e, consequentemente, mais latidos e agressividade.

– Ele está entediado porque não tem nada para fazer, nenhum desafio físico ou mental.

Em todos esses casos, a primeira coisa é aliviar o problema que causa o latido. Seu cão precisa realizar atividades todos os dias – um passeio rápido pela manhã e outro no fim do dia já são bastante satisfatórios.

Também é necessário manter seu espaço interessante, com brinquedos que ele possa morder e brincar.

Por fim, não o mantenha preso, isto causa um desequilíbrio enorme no seu cão – é mais fácil ensiná-lo a se comportar solto do que mantê-lo confinado a maior parte do tempo.

Uma boa dica para barrar o latido do cão é usar uma lata com algumas pedrinhas dentro.

Cada vez que ele latir sem motivo (sem sinalizar algo, por exemplo), você agita a lata apenas uma vez e, ao mesmo tempo, usa um comando simples e curto como: NÃO.

A lata serve para chamar a atenção, o “não” é o comando de voz do líder. Faça isso todas as vezes, a persistência traz resultados incríveis.

Aprenda Como Ensinar Comandos e Tornar o Seu Cão Mais Obediente, Sociável, Tranquilo e Controlado em Casa e nos Passeios em 15 dias! —> CLIQUE AQUI

  1. Como passear com o cachorro

Como treinar o cachorro em casa

O passeio pode ser um transtorno se você não souber como conduzir o cão corretamente, por isso confira as dicas:

– Use a guia adequada para o tamanho do seu cão: a coleira deve ser fina e confortável, posicionada logo atrás das orelhas para manter a cabeça do cão ereta.

– O cachorro deve caminhar ao lado do dono, não à frente. Quando ele se adiantar, puxe levemente a guia para ele aguardar e ficar ao seu lado.

Trata-se de uma puxada rápida, como um aviso. Depois volte a relaxar a guia para que ele entenda que está correto.

– Determine os lugares onde ele pode cheirar e fazer suas necessidades. Não o deixe andar com o nariz no chão o tempo inteiro.

Quando sair do lugar estabelecido, volte com a guia para que ele fique ereto.

– Verifique a posição do seu rabo. Ele deve estar erguido pela metade indicando relaxamento.

Clique Aqui e veja como ter um cão super saudável 

  1. Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Se o cachorro é filhote, você sabe que terá que ensiná-lo como a um bebê. Mas o cão adulto também pode aprender.

– Além dos xixis no passeio, você precisa determinar um local da casa onde ele possa fazer suas necessidades.

Caso contrário ele irá escolher sozinho e a tendência é que seja um lugar absorvente, como o seu tapete.

– O lugar escolhido deve ser longe da comida e da água dele, e longe do lugar onde ele costuma dormir.

Os cães gostam de escolher cantos no lado oposto de onde comem e dormem, você pode direciona-lo para isso colocando tapetes higiênicos ou jornais.

– Não dê broncas quando ele fizer no lugar errado, os cães não entendem da forma certa e vão associar o xixi ao erro.

Ao desinfetar o local, use um produto perfumado – eles geralmente se incomodam com odores fortes e evitam o lugar.

– Se você o flagrar fazendo no lugar errado, leve-o até o lugar certo mesmo que ele já tenha começado. Se você não brigar nem gritar, a chance de ele compreender você é muito maior.

Como treinar o cachorro em casa

Se você seguir essas dicas de forma consistente todos os dias, seu cão aprenderá rapidamente o que é permitido ou não de maneira geral. Uma última dica importante é:

Deixe claro para o seu cão que você tem prioridade. Faça isso mandando que ele saia do seu lugar no sofá quando você chegar, dando comida após a sua refeição e passando pela porta antes dele.

São 3 coisas simples que vão fazer com que ele entenda mais rapidamente que você é o líder, pois o líder do bando sempre faz as coisas primeiro.

Aprenda Como Ensinar Comandos e Tornar o Seu Cão Mais Obediente, Sociável, Tranquilo e Controlado em Casa e nos Passeios em 15 dias! —> CLIQUE AQUI

Gostou das dicas? Continue conosco, daremos mais dicas como estas em breve!

Como treinar o cachorro em casa – Dicas, passo-a-passo, sugestões
5 (100%) 1 vote