5 Dicas Para Lidar Com um Cachorro Bagunceiro

A chegada de um filhote a sua casa costuma trazer certo transtorno, afinal os cães mais novos são cheios de energia e adoram fazer bagunça.

Como lidar com um cachorro bagunceiro

Conforme vão chegando perto do primeiro ano de vida é natural que esse lado mais destruidor e pestinha seja deixado de lado e o cão aprenda a obedecer e seguir as regras da casa.

No entanto, algumas raças são naturalmente mais agitadas e mesmo depois de adulto você poderá ter que lidar com muita bagunça feita por seu cão.

Será que existe alguma fórmula mágica para lidar com essa situação ou seu pet será eternamente um grande bagunceiro?!

Clique aqui se você quer ter um Cachorro muito mais feliz e saudável.

Como lidar com um cachorro bagunceiro

Ensine técnicas básicas de adestramento

Como lidar com um cachorro bagunceiro

Cães são muito inteligentes e independentemente de se estar lidando com um filhote ou adulto que é muito agitado, técnicas básicas de adestramento podem te ajudar a mudar essa situação.

Ensine comandos básicos como “sentado” e “quieto” e dê uma recompensa sempre que ele cumprir corretamente o que foi pedido.

Pets que são muito bagunceiros podem ser problemáticos até na hora de alimentá-los, fazendo com que você derrube o prato ou o pacote de ração.

Sendo assim, tente ensiná-lo que só ganhará a refeição na hora em que se sentar.

Veja aqui nosso artigo: Como treinar o cachorro em casa – Dicas, passo-a-passo, sugestões

Inclua brincadeiras esportivas em sua rotina

Como lidar com um cachorro bagunceiro

Tenha em mente que seu cão é como uma criança, então ele está cheio de energia e precisa gastá-la de alguma maneira.

Se você quase não tem tempo para ele ou o ignora com frequência é normal que ele destrua os seus sapatos ou os móveis da casa como uma forma de chamar a atenção e se divertir um pouco.

Sendo assim, se seu cãozinho é muito bagunceiro inclua brincadeiras esportivas em sua rotina.

Jogar uma bolinha ou outro brinquedinho para que ele traga de volta, pega-pega – que consiste em você sair correndo e o pet ir atrás – e até mesmo cabo de guerra.

Dê brinquedos para seu pet se divertir

Como lidar com um cachorro bagunceiro

Cães mais agitados ficam entediados facilmente com a rotina. Uma forma de distraí-los e fazer com que não procurem coisas para destruir e bagunçar é lhe dando brinquedos.

Ele se focará em jogar a bolinha ou outro bichinho para todo lado – e algumas vezes vai trazer para você jogar – morder um brinquedo que faz barulho e por aí vai.

Os pets bagunceiros gostam bastante de brincar e se divertir, então é interessante que ele tenha bastante brinquedinhos ao seu redor para morder e jogar para todos os lados.

Assim, os objetos da casa e os móveis não serão destruídos ou vistos como algo interessante!

“Descubra Como Aumentar a Expectativa de VIDA do Seu Cachorro em Até 8.3 Anos a Mais que a Média Esperada”

Passeie mais com seu cão

Como lidar com um cachorro bagunceiro

Os passeios são outra ótima maneira de gastar energia e distrair um cachorro que é muito bagunceiro. Além de ser muito benéfico para a saúde do pet.

Então pegue a coleira e leve o animal para dar uma volta na quadra, mesmo que você more em um local com um grande terreno.

O cãozinho precisa se aventurar por um novo espaço e se divertir em meio a um monte de cheiros, animais e pessoas que ele não encontra dentro de sua casa.

Pare de reforçar comportamentos negativos

Como lidar com um cachorro bagunceiro

Observe se você não está reforçando comportamentos negativos do seu pet.

Quando ele destrói algo ou faz qualquer outra bagunça para chamar sua atenção você larga o que está fazendo e vai até ele?

E mais, se ele fez algo errado primeiro você fotografa ou filma – enquanto acha uma gracinha a cara de “não fiz nada” que o cão está fazendo – para depois dar uma bronca?

Pois bem, você está reforçando comportamentos negativos. O cão associa que ao destruir ou bagunçar vai conseguir fazer com que você venha até ele.

No segundo caso, ele acha que você está elogiando a arte que ele fez e não brigando.

O pet fez algo errado? Brigue com ele e lhe dê algum comando como “quieto” ou “sentado”.

Clique Aqui e veja como ter um cão super saudável

5 Dicas Para Lidar Com um Cachorro Bagunceiro
Avalie este conteúdo