3 Dicas Para Escolher a Casinha Para Cachorro Ideal

Existem diversos tipos de casinha para cachorro e na hora de optar por um deles é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes.

Confira as dicas de como escolher a casinha para cachorro ideal para o seu melhor amigo usufruir de muito conforto e segurança.

Dicas para escolher a casinha para cachorro perfeita

1 – Como escolher o tamanho da casinha

Esse aspecto é um dos mais importantes no momento de optar por um modelo de casinha para o seu pet, independente de você comprar ou resolver construir por conta.

Para que o local onde o seu cão vai ficar grande parte do tempo seja confortável é preciso que tenha um tamanho proporcional ao porte do seu cachorro.

Nesse sentido, a casinha deve ser grande o suficiente para que o animal fique confortavelmente de pé.

Também é importante que tenha espaço para que o cão consiga dar uma volta ao redor de sei. Por outro lado, não deve ser grande demais, senão, ele terá dificuldade de se manter aquecido.

Já quando o animal é filhote e, por isso, menor, é preciso pensar no futuro e dar a ele uma casinha que tenha o tamanho ideal para quando for adulto, a não ser que a sua ideia seja a de trocar futuramente. Nesse caso, ela pode ser menor.

Existe um cálculo que pode ajudar a escolher o tamanho ideal da casinha. Basta somar 25% da altura do cachorro a mais à sua altura para saber quão alta deve ser a sua morada.

2 – Que materiais escolher

O melhor mesmo é que a casinha do cão seja de madeira nobre, como peroba, ipê e jatobá, que embora seja mais cara também é mais durável e dificilmente terá problemas com bolor e cupim ao longo dos anos.

Outra vantagem da casinha de madeira é que o material absorve o calor, protegendo o animal principalmente nos dias frios, além de ser mais eficiente também nos dias ventosos e de chuva.

Por outro lado, quem não possui orçamento para essa aquisição pode escolher uma de plástico, mas é preciso optar pelas casinhas que tenham boa qualidade.

O ponto negativo desse material é que os modelos de plástico aquecem e esfriam muito rapidamente, conforme a temperatura do local onde ela estiver.

No entanto, conta com pontos positivos no que se refere à praticidade na hora da limpeza, até porque existem modelos que possuem telhado removível.

Também são mais leves, facilitando a sua movimentação. Mas se você optar pelos modelos de madeira também precisa ter alguns cuidados, como certificar-se de que dentro da casinha não haja pontas que possam machucar.

É possível ainda proteger a madeira com verniz ou tinta própria para madeira, a fim de garantir a sua maior durabilidade.

Isso serve tanto para dentro da casinha como para o seu exterior. A parte de fora também não deve ter pontas, as quais o cão pode morder.

Já para ajudar na limpeza interna a dica é colocar nos cantos, onde acumula mais sujeira, um tipo de enchimento, usado normalmente para tapar buracos e feito com de pó-de-serra.

Esse material é facilmente encontrado em lojas de construção. Manter a limpeza da casinha é fundamental, mas as de madeira exigem ainda mais esse cuidado, pois acumulam mais cheiros e sujeiras.

3 – Design interior da casinha

Como escolher a casinha para cachorro ideal 3

Mesmo que algumas pessoas achem que casinha para cão é tudo igual, vale pensar em alguns detalhes que vão fazer toda a diferença para o bem estar do seu melhor amigo.

Um modelo muito encontrado de casinha é o que possui a entrada no centro da construção, mas que deixa o cão totalmente exposto ao vento e ao frio.

Dessa forma, o melhor é optar pelas casinhas que tenham a entrada alocada em um dos cantos, possibilitando que o seu melhor amigo se mantenha mais protegido do tempo.

Há também os modelos com divisão e, assim, a casinha possui hall de entrada e o dormitório, se o seu orçamento permitir esse é a casinha para cachorro ideal.

Também é importante escolher uma casinha que tenha uma porta com o tamanho ideal.

Nesse caso, a dica é escolher um modelo que tenha uma porta larga o suficiente para ele possa entrar confortavelmente, no entanto, não deve ter uma altura maior do que a do seu cachorro.

Nesse caso, o melhor é que a porta fique bem na altura do seu peito, sendo que o animal pode se agachar para entrar, uma vez que essa porta menor vai protegê-lo mais.

Vale ainda atentar para a altura do chão da casinha em relação ao solo. É importante que ela tenha ao menos 20 centímetros de altura, o que vai garantir que não entrem bichinhos perigosos para o seu cão.

Da mesma forma, vai prevenir da umidade e do frio. Confira ainda se o telhado não fica em uma posição que acumule água da chuva.

De qualquer forma, se possível, é melhor evitar que a casinha fique ao relento.

O ideal é que seja instalada em um local coberto sem correntes de ar. Por fim, acrescente um colchonete com tecido apropriado para cães, assim seu melhor amigo vai descansar em um local macio e quentinho.

Se a casinha for de plástico, no inverno é importante deixar um cobertor para a noite, quando a temperatura cai muito.

3 Dicas Para Escolher a Casinha Para Cachorro Ideal
5 (100%) 2 votes