Como Cuidar de Um Shih Tzu
O Shih Tzu está entre um dos cães brasileiros favoritos. E não é para menos, pois com sua pelagem deslumbrante, seu focinho achatado e personalidade amigável, fazem qualquer um se apaixonar.
Este pequeno cão de companhia de origem Tibetana, é ideal para ser criado em pequenos espaços, são muito dócil e aceitam bem crianças.
Mas não se engane, para levar um Shih Tzu para casa, serão necessários alguns cuidados básicos, como cuidar regularmente dos pêlos, saúde e comportamento desse cãozinho.
1. Pelagem e Higiene
Sua pelagem longa exige muitos cuidados, e você precisa se comprometer com a escovação diária dos seus pêlos para evitar que nós e emaranhados se formem.
Aparar-los regularmente também é necessário, use presilhas e elásticos para ajudar a manter os pelos afastados na região dos olhos.
Banhos no máximo uma vez por semana, olhos e orelhas devem ser limpos freqüentemente. Não se esqueça de secá-lo bem depois, para o manter belo e quentinho.
Dica: Use shampoos e sabonetes específicos para evitar a proliferação de pulgas e carrapatos.
2. Vacinação
A vacinação é a melhor forma de proteger nossos pets, sendo de extrema importância para o fortalecimento imunológico.
O ideal é que sejam feitas a partir dos 60 dias de vida, sendo administradas 3 doses de vacina polivalente (intervalo médio de 21 dias entre cada uma: 60, 90 e 120 dias) e vacina anti-rábica (intervalo de 150 e 180 dias).
Após 1 ano da última dose da polivalente e da anti-rábica é indicado o reforço anual das duas, evitando assim viroses e doenças perigosas como raiva e a leptospirose.Já que as mesmas atingem tanto animais quanto seres humanos.
Leia Também —> 4 motivos para manter as vacinas do cachorro em dia
O ideal é que sejam feitas por um Veterinário, pois além de as vacinas possuírem qualidade superior, seu pet será examinado antes da aplicação, tendo a certeza de que está apto a recebê-la.
3. Vermifugação
Independentemente de seu amigo estar ou não com vermes intestinais, a vermifugação deve ser feita regularmente conforme orientação veterinária.
Existem diversos tipos de vermes que podem se alojar em cães e seres humanos.Um deles é o Ancylostoma, popularmente conhecido como bicho geográfico, que causa irritações e fortíssimas coceiras sob a pele humana.
4. Saúde e Bem-Estar
O Shih Tzu como qualquer cão, precisa de exercícios diários, pois podem desenvolver comportamentos destrutivos se estiverem frustrados.
Essa raça tende a ser muito preguiçosas, caminhadas curtas diárias, jogos e brincadeiras já estão de bom tamanho.
Compre um mordedor se ele for um filhote, pois irão mastigar muitas coisas no primeiro ano de vida. Os Shih Tzus são como crianças e querem explorar todos os cantos possíveis da casa,colocando tudo o que puderem na boca.
Por terem o focinho achatado, estão propensos a problemas respiratórios. Com quatro meses de idade mais ou menos as gengivas incham e empurram o nariz, fazendo com que o cão fungue, bufe ou roque alto.
Problemas oculares são bem comuns, já que seus olhos são grandes e saltados.
As orelhas caídas aumentam as chances de infecções de ouvido, principalmente se não forem limpos semanalmente.
Problemas dentários como o desalinhamento dos dentes acontece devido ao fato de suas bocas serem pequenas e contribuir para o encavalamento.
São cães frágeis e delicados, por isso devem ser mantidos dentro de casa.
Como Alimentar um Shih Tzus
Atualmente há uma forte tendência em os tutores preparem comida caseira para os seus Shih Tzus,visando melhor qualidade de vida para eles.
Até os doze meses são considerados filhotes, assim que desmamam a partir de 45 dias, precisam fazer a transição para a alimentação sólida, mas é preciso cautela nos alimentos e quantidades que serão oferecidos, devido ao intestino dos Shih Tzus serem curtos.
Comece com uma “papinha” de alimentos naturais ou ração específica para filhotes, se preferir você pode dar carne à parte ao seu filhote.
O ideal é que um filhote de 2 meses se alimente 4 vezes por dia, a partir dos 4 meses passa para 3 vezes por dia e depois dos 8 meses podem comer 2 vezes por dia ou de acordo com a recomendação do veterinário.
Carnes, grãos e a maioria das frutas podem ser consumidas pelos Shih Tzu, mas existem algumas restrições ,pois possuem estômago sensíveis.
Veja Também —> “7 Alimentos que você não deve dar para o seu
cachorro de jeito nenhum (O 7º é uma surpresa)”…
Confira quais os melhores legumes para serem oferecidos ao Shih Tzu:
.Abobrinha/.Abóbora / .jerimum/.Aspargos./Batata ( doce, comum e yacon)
.Berinjela/.Beterraba/.Brócolis
.Cará/.Cenoura/.Chuchu/.Couve-flor/.Couve manteiga
.Ervilha fresca (não em conserva)/.Ervilha-torta/.Espinafre/.
.Inhame/.Jiló
.Mandioquinha, Baroa /,batata salsa Mandioca / aipim / macaxeira
.Manjericão/.Nabo/.Palmito/.Pimentão (de todas as cores)/.Quiabo
.Rabanete/.Salsinha/.Tomate/.Vagem
O ideal é que sejam preparados como “purê”, crus ou cozidos e sem sal.
Frutas também são super bem-vindas, devem-se retirar as sementes para evitar o risco de intoxicação.
Os Shih Tzus não metabolizam muito bem o açúcar e o excesso pode deixá-los obesos, por isso devem ser oferecidas em pequenas porções.
Existem 10 frutas específicas que o Shih Tzu pode consumir sem problemas:
.Maçã/.Banana/.Pêra/.Kiwi/.Manga/.Caqui
.Laranja/.Mirtilo,Blueberry/.Morango/.Goiaba
Mesmo ingerindo os alimentos permitidos eles podem ter alergias, devido ao seu estômago frágil. Preste a atenção se seu Shih Tzu apresentar sintomas como:
–Agitação, protuberâncias, salivação excessiva, vômitos ou diarréia. Urinar de forma descontrolada, ou mostrar tremores.
Pois pode ser sintomas de uma intoxicação alimentar ou alergia. Caso isso ocorra leve-o imediatamente ao veterinário para que seja examinado.
O resto é atenção básica e como todo cão, necessita de muito carinho e amor!
Links Úteis —> — Clique Aqui e descubra o Por que Você deve para de dar Ração Para o seu Cachorro HOJE Mesmo!
— “3 SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA:
REVELAÇÃO DO CACHORRO
QUE MAIS VIVEU NA HISTÓRIA”.