Comida saudável para cachorro – Dúvidas frequentes, como começar

Você já pensou se a ração é uma comida saudável para cachorro?

Se perguntarmos para qualquer pessoa que tenha um cão em casa qual a melhor opção de alimentação para seu pet, a resposta será geralmente a mesma: uma ração de boa qualidade. Você também pensa assim?

Hoje vamos falar sobre como saber se o alimento que seu animal come realmente é saudável.

Até o fim desse artigo você saberá quais as alternativas para que ele tenha mais saúde e qualidade de vida.

Ração faz bem pro cachorro?

Comida saudável para cachorro

É normal que as pessoas acreditem estar dando a melhor comida para seu cachorro quando escolhem uma ração de qualidade no mercado.

Mas não é bem assim… (falamos bastante sobre isso aqui neste artigo).

Bem. A boa notícia é que você vai descobrir que alimentar seu cão com comida saudável para cachorro de verdade é mais fácil do que se imagina.

Já a má notícia é que pouca gente sabe disso e, portanto, milhares de cães no mundo todo continuam se alimentando de rações com ingredientes nocivos à sua saúde.

Mas antes de falarmos sobre o que é realmente saudável para seu cachorro, vamos entender melhor o porquê ração não é saudável para seu cachorro.

7 Motivos pra você NÃO dar ração ao seu cão

Comida saudável para cachorro

1- Comida perigosa

As rações são alimentos processados, capazes de causar imenso impacto na saúde dos cães, como a obesidade, problemas no fígado, colesterol alto, alergias, etc.

2- Conservantes cancerígenos

Alguns dos conservantes mais comuns usados nas rações industriais são o BHA e BHT, substâncias que figuram na lista de elementos cancerígenos da Organização Mundial de Saúde.

3- Causa doenças

Devido ao fato de ser um alimento seco, as rações estão entre as principais causadoras de cálculo renal em cães.

4- Baixo valor nutricional

A indústria reduz custos utilizando ingredientes de baixa qualidade, complementando a receita com diversos compostos químicos.

5- Não é interessante para o cão

Embora a indústria de rações alegue que o produto é altamente “palatável”, a verdade é que os cães só comem ração porque não há outra coisa.

A alimentação natural sempre será muito mais atraente para o paladar canino, e o odor também.

6- Alergênicos

Existem componentes que causam alergias e irritações cutâneas no cão. A baixa qualidade nutricional também reduz a imunidade do animal.

Isso nos levam a gastar ainda mais dinheiro no veterinário com remédios e tratamentos.

7- Má relação custo-benefício

Dar comida natural ao seu cão é muito mais barato do que dar uma ração de alta qualidade, e com muito mais benefícios.

Mas aí você pode estar se perguntando:

  • E as rações super premium?
  • E as opções orgânicas, não transgênicas, etc?

Realmente o mercado é ávido e já se atualizou bastante em comparação com algumas décadas atrás.

Comida saudável para cachorro

Hoje você pode comprar um alimento seco ou úmido adequado para a idade do seu cão e ter a sensação de que está fazendo realmente o melhor por ele.

Mas você já parou pra pensar em por que compramos ração em vez de dar alimentos “normais” a eles?

A resposta é simples: fomos convencidos pela indústria de alimentos para pets de que estávamos optando pelo melhor.

Em meados das décadas de 70 e 80, dar comida natural aos cães significava, para muitas pessoas, alimentar os animais com a sobra de refeições humanas.

Há um problema claro nisso, pois muitas vezes nós não selecionamos adequadamente nossos alimentos.

Os cães precisam de uma alimentação criada para eles, inclusive não pode conter alguns temperos e ingredientes que nós usamos em nossas refeições.

Com base nessa alimentação de “restos”, era evidente que os cães precisavam de algo mais completo, que realmente atendesse às suas necessidades nutricionais.

Foi com essa brecha que a indústria da ração cresceu e se tornou o que é hoje.

E como uma indústria somente vive se obtiver o seu combustível principal – o lucro. Não podemos ser ingênuos de acreditar que estão mesmo sendo usados ingredientes de alta qualidade. Ainda mais pelo fato de que não há regulamentadores sobre isso.

Isso pode ser provado de maneira simples: se eles fornecem alimentos completos, por que uma mesma indústria possui tantas variações de qualidade no mercado?

Como acreditar que a ração mais barata é tão saudável e nutritiva para seu cão quanto a super premium?

A resposta é: nenhuma delas é saudável e nutritiva!

Veja a seguir como funciona essa classificação que vemos nas embalagens e tire suas próprias conclusões:

Os 4 grupos de ração existentes no mercado

Comida saudável para cachorro

– Ração Popular

A opção mais barata que geralmente é encontrada em mercearias locais e são produzidas por marcas desconhecidas no mercado.

A ração popular geralmente é cheia de subprodutos e pouca proteína de verdade.

São feitas com farelos de grãos que servem para encher o estômago do animal em vez de alimentar realmente, acrescidos de corantes e muitos aditivos químicos.

– Ração Standard

Um pouco superior ao tipo popular, esta ração é a versão mais “em conta” das maiores marcas do mercado.

Essas empresas possuem a opção mais barata e, consequentemente, de baixa qualidade para conquistar o nicho de público de menor poder aquisitivo.

Também é feita à base de farinhas de carne e de ossos. E aqui entra tudo: penas, pele, unhas, são as carcaças trituradas para baixar o custo da produção.

Embora o percentual de proteína seja adequado, os ingredientes não são totalmente digeridos pelos cães. Portanto, não é o ideal para uma refeição saudável.

– Ração Premium

A formulação das rações premium é mais adequada para a digestão dos cães, pois contém mais carne do que grãos e farinhas.

O preço é mais elevado, mas ao mesmo tempo o cachorro precisa de uma quantidade menor para saciar sua fome e necessidades nutricionais.

Esta não é a pior escolha de alimentos para o seu cão.

Mas é importante lembrar que as rações premium possuem conservantes e elementos químicos prejudiciais. Isso pode provocar problemas graves no cachorro, como o câncer.

– Ração Super Premium

Como o nome já diz, trata-se da categoria mais elevada em termos de qualidade das rações industrializadas. Supostamente, estas rações são melhor digeridas pelos cães do que as demais.

Mas vamos lembrar: não há um controle sobre esse fator. Isso torna o produto flexível para o discurso de venda.

Deve-se verificar a lista de ingredientes, as fontes de proteína devem aparecer primeiro e, entre as fontes de gordura, alguns óleos têm mais digestabilidade que outros (como o óleo de linhaça, por exemplo).

A desvantagem para o consumidor é que existem vários recursos que a indústria usa para baratear o preço do produto. Ao mesmo tempo, iludem o comprador de que ele está fazendo uma ótima escolha.

Por exemplo: a proteína animal está presente em todos os elementos (da asa ao bico), mas pena de galinha é de baixa digestabilidade, então de nada adianta para a saúde do cão.

Comida saudável para cachorro

Extra: rações terapêuticas

Podemos também falar sobre as rações terapêuticas, que chamamos de “fórmulas especiais”.

Esse subgrupo envolve as rações criadas especificamente para algumas raças no intuito de evitar o aparecimento de doenças congênitas.

Também aqui você encontra rações especiais para cães idosos, que têm necessidades diferenciadas.

Importante frisar que, embora sejam produtos desenvolvidos para reduzir riscos de seu cão adoecer, ainda assim são alimentos industrializados.

Ou seja, possuem ingredientes químicos e conservantes como todos os outros.

E é por tudo isso que atualmente, com todo acesso que temos à informação de qualidade, temos que atentar para o que realmente faz bem à saúde dos nossos amigos de quatro patas.

Existe uma série de cuidados especiais que você pode ter para melhorar a qualidade de vida do seu cão, e um deles é a comida que você escolhe.

Anteriormente falamos sobre os motivos que você tem para não comprar ração para o seu cachorro, certo?

Agora vamos dar ainda mais motivos para você optar pelo alimento natural no dia a dia do cão.

10 Motivos para dar comida natural para o cachorro

Comida saudável para cachorro

  1. O pelo fica mais bonito

Não é só por razões estéticas: pelos bonitos indicam organismo em bom funcionamento. A indústria das rações para cães usa amplamente este argumento para vender ração.

Produtos premium alegam que o pelo do cachorro fica mais brilhoso e sedoso, diminui a queda e o aparecimento daquela espécie de “caspa”, que é quando o pelo do animal fica cheio de casquinhas brancas.

De fato, algumas rações cumprem o prometido, mas nós sabemos que este “bem” é superficial.

Para que o pelo do seu cão fique sempre bonito e cheio de vida, você precisa tratar de sua saúde digestiva.

Através de alimentos naturais que ajudam na digestão, seu cachorro apresentará uma melhora gradativa estética que é apenas um anúncio de que sua saúde vai muito bem. Quer saber que alimentos são esses? Acompanhe este texto, nós contaremos pra você.

  1. Reduz ou elimina alergias

Muitos adeptos da alimentação caseira natural para seus cães percebem uma real melhora nas reações alérgicas do cão.

O que acontece é que muitas alergias são provocadas pelas próprias rações industriais, devido ao excesso de substâncias químicas como conservantes e corantes.

Outra razão para a redução ou o desaparecimento de alergias nos cães é que a alimentação natural fortalece o sistema imunológico do animal. Ou seja, ele passa a ter maior proteção contra agentes alergênicos.

Apenas é fundamental que, antes de introduzir a alimentação natural, que se saiba quais são os agentes causadores da alergia.

Se a reação for devido a algum alimento específico, é possível substituí-lo nas refeições caseiras e acabar com o problema de vez.

  1. Alta digestabilidade de verdade

Comida é feita para comer, certo? Quanto mais natural for, melhor é a aceitação do organismo.

Conosco também é assim, nós sabemos que nosso corpo precisa de alimentos naturais para funcionar bem.

Embora nós nos descuidemos no dia a dia ingerindo alimentos industrializados, a verdade é que, sem eles, muitos problemas e saúde seriam evitados, certo?

Com os cães funciona da mesma forma. A ração industrial é, para eles, como um fast-food. Nós não podemos viver de hambúrgueres, salsichas e outros alimentos processados, então por que eles poderiam?

  1. Satisfação garantida

Comida saudável para cachorro

Se você pensa que seu cão fica feliz quando ganha ração, é porque ainda não o viu recebendo diariamente um prato de comida feita especialmente para ele.

As rações industrializadas possuem elementos que aumentam a “palatabilidade”, além de produtos que imitam o odor de carnes para estimular o apetite do cachorro.

Mas a verdade é que nada supera o cheiro e o sabor real do alimento.

Quando o cão para de se alimentar com a mesma ração de sempre e começa a comer comida natural, seus sentidos se aguçam e ele passa a ter mais prazer pela comida. E é bom demais ver nosso amigo de quatro patas comendo feliz, não é?

  1. Melhora no peso

O peso do cão é um ótimo indicativo de saúde, assim como em nós humanos. Uma das doenças que surgiu com a popularização das rações industriais é a obesidade canina.

É claro que existem rações especialmente criadas para evitar ou ajudar a reduzir o problema de peso de nossos cãezinhos, mas o fato é que não tem melhor remédio do que uma alimentação regrada e saudável.

Além disso, muitas pessoas não têm condições de arcar com os custos de rações especiais e, sem a intenção, acabam contribuindo para o problema com rações populares, que estão cheias de calorias e vazias de nutrientes.

Com a orientação do médico veterinário, você pode servir ao animal alimentos mais magros, no caso de ele estar com sobrepeso.

Há também a possibilidade de suprir carências nutricionais daqueles cães que estão sempre magrinhos e gastam muita energia sem repô-las da maneira correta.

Mas o que é mais interessante na mudança de alimentação é que muitos donos de cães perceberam que o peso do animal foi naturalmente se equilibrando.

A ausência de ingredientes químicos que incham e engordam o cachorro, e a troca por um alimento saudável promovem essa mudança.

  1. Redução e melhora no aspecto das fezes

A alta digestabilidade dos alimentos naturais faz com que o animal elimine menos “lixo”. Você já deve ter reparado que quando o cão come uma ração industrial de qualidade inferior, as fezes aumentam muito em quantidade.

Isso acontece porque essas rações estão cheias de ingredientes inúteis e, portanto, são eliminadas pelo organismo do cão.

A coisa mais sem sentido do mundo é dar um monte de comida para o cão que não serve para nada, e ainda por cima resulta em um amontoado de fezes.

Como os alimentos naturais são mais adequados para a nutrição do animal, a quantidade de fezes diminui e melhora em seu aspecto e odor. Ficam mais secas e, portanto, mais fáceis de recolher.

  1. Redução nos gastos

Comida saudável para cachorro

Os ingredientes que compõem uma alimentação natural saudável não são caros. A carne que contém os nutrientes ideais para o cachorro não é aquele corte nobre indicado para os humanos.

As vísceras são baratas, os legumes também. Os óleos ideais não são baratos, mas usados na quantidade indicada podem render durante bastante tempo.

Por fim, com a orientação certa você vai gastar menos do que com rações de boa qualidade.

E em comparação com as rações populares ou standard, que são de qualidade inferior, o gasto pode se equiparar ou ficar um pouco acima.

Porém, aqui entra outra vantagem nas suas contas: a economia será muito maior no veterinário, pois a saúde do animal melhora consideravelmente.

  1. Melhora na relação

É claro que ele é seu cão e ama você, e não duvidamos do seu amor por ele. A questão é que muitos donos observaram que o nível de confiança e afeto do cão por eles sofreu uma mudança positiva.

A explicação pode ser simples: o cão vê o dono como o líder da matilha. Na medida em que o líder lhe dá refeições mais valiosas, a satisfação do cão aumenta. Naturalmente, ele passa a se sentir mais amado e aceito.

Ao mesmo tempo, você começa a sentir prazer em ver que o cão come melhor. A alegria e disposição que ele adquire são contagiantes.

E saber que esta mudança contribui para a saúde e felicidade dele lhe trará também mais satisfação.

  1. Evita câncer

O câncer é um mal que nos atinge tanto quanto aos cães. É claro que apenas mudar a alimentação não impede que seu cão venha a desenvolver tumores ao longo da vida. Afinal, alguns tipos de câncer independem disso.

Porém, há uma série de elementos cancerígenos nas rações industrializadas e nenhum na alimentação natural.

A matemática, portanto, é muito simples. Com forte efeito preventivo, parar com o consumo e ingredientes artificiais e apenas ingerir alimentos naturais elimina o risco de uma série de doenças, incluindo vários tipos bem comuns de câncer.

Leia mais aqui sobre as doenças causadas por rações  >>>Clique aqui

  1. É bastante adaptável

O cachorro tem necessidades diferentes ao longo da vida, e isso a indústria de rações já percebeu.

O interessante é que, com a alimentação natural adequada, você pode adaptar perfeitamente as refeições para cada fase da vida.

Veja o que você vai levar em conta:

– Textura dos alimentos para cada idade, considerando tamanho do animal e condições de mastigação.

– Quantidade de proteína de qualidade para cada raça, tamanho ou faixa etária.

– Prioridades nutricionais em caso de cães debilitados.

– Valores calóricos de acordo com peso, tamanho e necessidades específicas.

Vale lembrar que essa relação deve ser acompanhada por um médico veterinário. Assim você terá a segurança de que seu cão está comendo o melhor.

Algumas pessoas, no entanto, nos abordam com algumas dúvidas sobre a alimentação natural caseira que tanto defendemos.

As razões mais comuns que levam muitos a não aderir você pode conferir a seguir.

Por que muitas pessoas não dão comida natural para cães

Comida saudável para cachorro

Muitas das dúvidas mais frequentes sobre alimentação caseira para cães nós respondemos nos tópicos acima, mas sabemos que algumas dúvidas persistem.

Entre as coisas que mais escutamos e com as quais acredito que você pode se identificar, estão:

1.Eu não tenho tempo

Realmente, fazer comida em casa para o cachorro parece inviável considerando o estilo de vida que levamos atualmente, não é?

Muitas pessoas passam o dia inteiro no trabalho, chegam à noite e precisam dar conta de uma série de afazeres, cuidar dos filhos, etc.

É claro que é muito mais prático se pudermos abrir uma embalagem e alimentar nosso cão.

Em alguns locais especializados é possível encontrar comida natural à venda. As empresas são ainda uma novidade no Brasil e estão, em sua maioria, distribuídas nas principais cidades do país.

Algumas atendem por encomenda e outras vendem em lojas, porém com distribuição reduzida.

Ou seja, por mais que o mercado evolua em passos curtos, muitas pessoas não têm acesso a esse produto e, por vezes, ele fica caro em comparação a uma ração simples.

Então nós sabemos que, com tudo isso contra, você teria que arranjar tempo para fazer comida para o seu cão. Vamos dar duas dicas que podem ajudar:

  • Dedique um período da sua semana para fazer a comida e separar em porções. Você só vai precisar de 2 ou 3 horas para conseguir preparar comida para a semana toda. Aí é só armazenar e servir.

 

  • Quando preparar comida para você e sua família, muitos ingredientes também podem ser consumidos pelo seu cão.Então você pode acrescentar uma quantidade “a mais” no preparo desses ingredientes e colocar numa panela separadamente. Assim, o tempo será o mesmo que ocupa.

 

2.O veterinário não concorda

Ainda é muito recente esse movimento pró-alimentação natural no Brasil. Então é comum que muitos veterinários sejam resistentes e indiquem a ração industrial como alimento mais adequado.

Eles fazem isso porque aprenderam assim na faculdade, porque esta foi a regra durante muito tempo.

Mas existem vários estudos que comprovam o contrário. Então, fique seguro: a comida natural caseira é a melhor opção para o seu cão. O que você pode fazer para ter o suporte veterinário necessário é:

  1. Apresentar esses estudos ao seu veterinário para que ele veja e considere dar a você este suporte (cadastre aqui seu e-mail e receba nossos artigos sobre a saúde dos cães).
  2. Procurar um veterinário que recomente a prática de alimentação natural para atender seu cão.

Bem, estas são as principais razões pelas quais as pessoas têm medo de dar comida natural para o cachorro.

Comida saudável para cachorro

Tem mais dúvidas sobre esse assunto? Mande pra gente sua pergunta.

Nós vamos dar toda a informação que você precisa para dar esse passo tão importante para a vida do seu cãozinho.

Esperamos que esse material tenha sido útil pra você . Nós estamos preparando um novo artigo bem completinho para dar continuidade a este tema.

No próximo texto vamos falar sobre os alimentos que o cachorro pode comer e aqueles que fazem mal a ele.

Também daremos dicas de refeições que você pode preparar com ingredientes baratos e muito saudáveis para o seu cachorro.

Fique de olho!

PARE HOJE MESMO DE DAR RAÇÃO PARA SEU CACHORRO

❌ Ração Comercial ?

Já venho alertando isso há tempos. Não só eu, mas diversos e diversos veterinários e cientistas ao redor do mundo:

A maioria das rações comerciais para cachorro são uma verdadeira porcaria!

Você deveria  dar elas quando realmente não tem tempo para dar uma comida de qualidade para o seu peludo.

Se não fizer isso, seu cachorro infelizmente pode estar correndo um grande risco de vida ao comer rações comerciais por anos a fio.

Clique Aqui e descubra o Por que Você deve para de dar Ração Para o seu Cachorro HOJE Mesmo!

Mas então… o que dar para o seu cachorro?

Caso você tenha interesse em ter um cachorro super saudável e cheio de energia, o que eu recomendo é uma alimentação natural e caseira.

Daquelas que nossos pais faziam pros nossos cães muitos anos atrás antes de surgir todas essas porcarias enlatadas não é?

(Não é engraçado como no passado não se ouvia falar tanto de “câncer” e tanta doenças para cães? Por que será né?)

Ao longo dos anos juntei algumas das melhores receitas caseiras que achei.

Juntei todas elas e mais algumas dicas de como por exemplo fazer suplementos e xampus caseiros e coloquei tudo em um lugar só. Esse agora se chama:

O Programa de Dieta do Cachorro de 29 Anos.

Esse é o único programa de dietas e dicas baseado 100% em uma alimentação natural e caseira para você ter um cachorro ainda mais saudável e podendo viver até 134% a mais que a expectativa média da raça.

(Mostro na apresentação provas e estudos do potencial de vida de um cão. É BEM maior que eu pessoalmente imaginava quando comecei a ler sobre o assunto.)

Caso você tenha interesse nisso e também descobrir porque o “Cachorro de 29 Anos”, você pode CLICAR AQUI e saber mais a respeito do programa.

Ali falo o que está incluído em todo pacote e uma pequena apresentação contando algumas verdades que eu descobri ao longo dos anos lendo vários e vários livros. É realmente assustador!

Mas melhor saber toda a verdade antes que seja tarde não é?

É isso!

Até a próxima!
-Cássio

Comida saudável para cachorro – Dúvidas frequentes, como começar
3.6 (71.82%) 22 votes