Alimentação Natural Canina na Quarentena

Devido a Pandemia mundial em que estamos vivendo, e a solicitação da OMS (Organização Mundial de Saúde) por causa do novo Coronavírus (COVID-19), muitos tutores de cães estão com mais tempo para se dedicarem a eles.

Mas a grande dúvida é ,além de arrumar atividades para gastar a energia deles dentro de casa, quais os tipos de alimentos devem ser oferecidos para os cães, a fim de visar reforçar o sistema imunológico deles.

Quarentena Canina

Assim como nós humanos possuímos a nossa rotina diária, nossos pets também possuem as deles.

E dá mesma forma que sentimos falta dela, acontece com os nossos cães. Eles acabam ficando agitados e ansiosos.

Assim como temos muitas preocupações no dia a dia em nossa alimentação, você já se perguntou como está a dieta de seu cachorro? 

Diante dessa situação caótica e um tanto quanto inusitada em que estamos enfrentando, manter a nossa rotina e a dos nossos pets, pode ser um grande desafio.

Mas é de grande importância que dentro do possível, possamos manter a nossa rotina, mental, e de bons hábitos alimentares, e isso inclui obviamente a dos nossos cães também.

E a melhor forma para isso acontecer é preparamos a comida deles de forma natural, ao invés de dar rações industrializadas , cheias de corantes e ingredientes artificiais cancerígenos.

Para isso , podemos contar  a Alimentação Natural  Canina (AN) e um manejo dietético saudável para nosso peludo canino. 

Com esse tempo  “ de molho em casa”, você não tem mais desculpa para reclamar da falta de tempo e não preparar a comida do seu cão.

Sempre frisamos aqui, que cozinhar também é um ato de amor, e para isso ser possível, separamos ao decorrer desse artigo algumas dicas que podem te ajudar!

Comida de Verdade

Você pode separar um dia específico da semana para cozinhar para o seu pet, e congelar a comida, isso facilita todo o processo.

Se for necessário adaptar receitas, faça isso. Use os ingredientes que você tiver em casa.

Você pode fazer desde receitas mais simples,até as mais elaboradas, desde que sejam naturais e com amor.

Por isso, daremos algumas dicas sobre o que fazer para distrair seu pet durante essa quarentena sem precisar sair de casa.

Confira nossas dicas de alimentação saudável para cães e deixe o seu filho de quatro patas muito mais forte e com o sistema imunológico protegido.

Temperos

Na hora de preparar a comida natural para o seu filho de quatros, não há a necessidades de usar qualquer tempero, nem mesmo sal.

Então evite a utilização de temperos, até porque os animais preferem o sabor natural da comida. 

Temperos como cebola, alho entre outros, são muito tóxicos para a saúde do cachorro

Mas a cebola deve ser evitada de todas as formas, já que possui substâncias que prejudicam o organismo canino.

Clique aqui e Aprenda Como Fazer Receitas Ultra Saudáveis Criadas Especificamente para Melhorar a Saúde e Qualidade de Vida do seu Cachorro

Utilize Legumes e Verduras

Sim, seu cão pode comer legumes e verduras, porém não todos. O ideal é que eles sejam cozidos antes de serem servidos, pois isso ajuda na digestão.

Os legumes são os grandes campeões na hora de alimentar o seu cachorro de forma natural e nutritiva. 

Eles agradam muito o paladar canino e trazem benefícios que vão desde os nutrientes até a limpeza dos dentes. Lembre-se de retirar as sementes e as folhas sempre que possível.

Procure amassar os legumes cozidos até que eles virem um purê e as folhas verdes devem ser trituradas ou elas não serão digeridas.

Alguns cães podem não se interessar tanto por legumes, outros podem preferir só alguns tipos de folhas, observe os gostos do seu cão para oferecer uma alimentação nutritiva e saborosa para ele.

Cuidado com as Frutas

O seu cão também pode consumir frutas, inclusive oferecer algumas delas bem geladinhas ou até mesmo congeladas quando estiver muito calor vai ajudar a refrescar o peludo.

Assim como os legumes e verduras, não é todo tipo de fruta que seu cão pode comer.

Existem algumas que não são indicadas e que podem causar alergias ou problemas de saúde.

Fique sempre atento às cascas e sementes, elas devem ser retiradas para evitar problemas digestivos ou até mesmo uma intoxicação no animal.

Frutas ácidas são bastante prejudiciais para cachorros com gastrite por exemplo.

Como não dá para saber se o cachorro sofre ou não de problemas estomacais o melhor é evitá-los.

Evite oferecer uva, abacate e frutas cítricas, como laranja e abacaxi, que são prejudiciais ao organismo canino. 

De resto, também é só lembrar de retirar folhas e sementes. Principalmente a semente da maçã, que, se já é prejudicial para o organismo humano, é muito mais para o canino.

Leia nosso artigo: O Guia Completo de Frutas que o Seu Cachorro Pode Comer

Na hora de proporcionar uma alimentação saudável para cães, é essencial também evitar ao máximo dar nozes, castanhas e chocolate, que são muito nocivos para o corpo dos animais.

Carinho

Durante a quarentena, aproveite para curtir muito o seu pet, já que normalmente nas nossas rotinas não temos muito tempo para eles.

Pois assim como nós temos as nossas sequências diárias de trabalho, estudo e exercício, nossos pets também têm as suas rotinas.

E assim como sentimos falta de nossas rotinas, eles também sentem as deles. 

Se o seu cachorro passava o dia sozinho em casa e não saía para passear, ele provavelmente está muito feliz por ter você o dia todo em casa com ele.

Aproveite esse tempo para brincar e dar muito carinho enquanto o mima no sofá.

Como treinar o cachorro em casa – Dicas, passo-a-passo, sugestões

É sempre importante lembrar que os pets não são transmissores da Covid-19, então o abraço e o carinho são liberados.

Já que eles possuem um papel tão importante de nos transmitir amor incondicional independentemente da situação e especialmente em um momento tão difícil.

Só fique atento aos cuidados com higiene com seu pet também: o vírus sobrevive de quatro a seis horas, por exemplo, na coleira, nos objetos. 

Portanto, possivelmente é transmissível sim se a pessoa infectada colocar a mão no pelo do animal e em seguida uma pessoa saudável passar a mão na mesma região e levar a mão ao rosto.

Benefícios de uma Alimentação Natural Canina

Conforme explicamos anteriormente as rações são alimentos industrializados e com inúmeros malefícios à saúde do cão.

Segundo especialistas além de aumentar a expectativa de vida, uma Alimentação Natural e bem balanceada pode deixar o cachorro mais calmo, esperto e comportado, além de diminuírem as chances de contraírem doenças.

A partir de uma alimentação Natural além de o cão se beneficiar com alimentos frescos compostos por 70% de água (umidade).

Os mesmos acabam ajudando na digestão e protegendo naturalmente o bom funcionamento dos rins e sistema urinário.

Não possuem nenhum dos componentes industrializados que aumentam as chances de tumores, doenças renais, obesidade, mudanças comportamentais e alergias.

Descubra como economizar Milhares de Reais Parando de Comprar Rações Caras e Prejudiciais a Saúde do seu Cachorro

Reduz também a queda dos pelos por serem ricas em proteínas, ácidos graxos, Ômega 3 e 6 e conseqüentemente acabam diminuindo os fétidos cheiros nas fezes dos cães,pois regulam a flora intestinal.

A Alimentação Natural influencia diretamente na disposição e comportamento do cachorro, aumentando a resistência natural a vermes e doenças, diminuindo os episódios de vômitos, diarreias e alergias causadas pelo consumo de ração.

Uma boa Alimentação Natural canina deve ter o equilíbrio correto entre proteínas, gorduras e carboidratos, não existem contra-indicações para a AN.

Como Substituir a Ração pela Alimentação Natural

Ao saber de todas essas informações sempre surgem dúvidas de como substituir as rações por uma alimentação natural e também quais alimentos podem ou não podem ser oferecidos para o cachorro.

Caso o seu cão esteja acostumado alimentar-se somente com ração, você deve substituir pouco a pouco a ração por alimentação natural da seguinte forma:

  • 1° semana: Na primeira semana ofereça  ⅓ de Alimentação Natural e ⅔ de ração.
  • 2° semana: Na semana seguinte, metade de ração e metade de Alimentação Natural.
  • 3° semana: ⅓ de ração e ⅔ de Alimentação Natural.
  • OBS: Se na quarta semana as fezes continuarem firmes tire completamente a ração e substitua pela Alimentação Natural.

Bônus: Receita Canina Surpresinha de Carne

Ingredientes:

  • 250gr de carne moída (pode ser: acém, paleta, músculo)
  • 2 colheres de sopa de ricota fresca
  • 1 cenoura média ralada bem fininha
  • 1 lâmina de alho bem triturado na hora (lâmina é uma lasquinha bem fininha de um dente de alho)
  • 2 colheres de sopa de aveia integral (verifique na embalagem se não contém glúten e se não passou pela máquina de trigo)
  • 1 ovo batido
  • 1 colher de sopa massa de tomate.

Modo de fazer:

  • Amasse a ricota com um garfo.

*massa de tomate:

  • Cozinhe 1 tomate com pouca água, retire as sementes e a pele. Bata o tomate com um mixer ou em um triturador de legumes.*
  • Pré aqueça o forno a 180°C
  • Combine todos os ingredientes e misture bem com as mãos limpas. Forme bolinhas, no formato de almôndegas.
  • Coloque numa forma untada com óleo de coco ou no papel manteiga.
  • Asse de 15 a 20 minutos ou até que dourem.
  • Espere esfriar e sirva.
  • Após assada, pode ser armazenada em saquinhos próprios de embalagem de congelador, até 5 dias na geladeira ou armazenadas até 30 dias no freezer.
  • Não é preciso aquecê-la para servi-la, basta fazer o descongelamento na geladeira e depois oferecer fria.
  • Importante: não a esquente no microondas para não perder seus nutrientes.
  • LEMBRETE: Antes de oferecer o petisco, procure um veterinário e verifique a dieta do seu bichinho. Esta receita é para cães que já utilizam a AN, sem restrição alimentar.

(Fonte: Almanaque Sos )

Comunicado C29

Antes de decidir por uma boa ração ou por alimentação natural, o ideal é a procura de um veterinário. 

Afinal, cada cão tem seu tipo de organismo e você conseguirá determinar quais as reais necessidades de alimentação para o seu. 

Além de descobrir quais os alimentos mais adequados, você também tem a possibilidade de saber se o seu animalzinho tem algum tipo de restrição ou alergia a algum tipo de comida.

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão.

Obrigada por acompanhar os nossos canais.

Quer Saber Exatamente Quais Alimentos dar para seu Filho de Quatro Patas?

Se você quiser saber como:

  • Fazer a transição para a comida natural;
  • Quantidades corretas que devem ser dadas ao seu cão;
  • Quais alimentos são permitidos e proibidos;
  • Como fazer as receitas da maneira mais rápida e barata;
  • E muito, muito mais…

Você precisa conhecer o nosso Combo do Cachorro Super Saudável.

Um conjunto de livros digitais para te ajudar a trazer mais saúde para o seu pet. 

Para saber mais sobre o combo, basta clicar na imagem abaixo:

Alimentação Natural Canina na Quarentena
Avalie este conteúdo