Estranhe se o seu melhor amigo começar a se comportar de forma diferente do que o de costume.
Assim como nós, os cachorros mudam o seu comportamento quando estão passando por um problema de saúde.
Como a comunicação verbal não é a mesma, eles precisam se valer da linguagem gestual para comunicar aos seus cuidadores pelo que estão passando.
Para saber o que pode indicar um problema de saúde, veja quais são os principais comportamentos dos cães que merecem atenção e cuidado!
7 Comportamentos dos cães mais esquisitos e curiosos
1 – Chacoalhar a cabeça
Quando o cão mexe a cabeça de um lado para o outro de forma insistente não pense que ele está fazendo manha.
Ainda mais se estiver choramingando é um típico sinal de que o animal está sofrendo de otite, uma infecção comum de atingir o ouvido dos cães.
Além disso, o animal que estiver com otite pode começar a coçar demais a cabeça.
Algumas raças estão mais suscetíveis ao problema, como é o caso do Basset Hound, do Cocker Spaniel e do Golden Retriver, porque as suas orelhas são maiores, facilitando a proliferação de agentes nocivos.
A otite canina afeta o conduto auditivo, assim, o animal produz maior quantidade de cera, a qual ganha coloração diferente do normal.
Outros sintomas da doença são cheiro ruim nas orelhas, que se mostram inchadas e vermelhas, e o cão pode querer coçar-se esfregando elas nos móveis de casa.
Se o caso estiver mais grave, ele pode perder a audição e o apetite, além de sair pus dos seus ouvidos.
Clique aqui se você quer ter um Cachorro muito mais feliz e saudável.
2 – Ficar menos ativo
Se o seu melhor amigo sempre está se movimentando, brincando e é bem ativo, estranhe se de repente ele mostra-se mais parado e desanimado.
Essa mudança pode ser um sinal de que ele esteja com dor na coluna ou mesmo sofrendo de artrose, doença degenerativa e crônica que desgasta as cartilagens dos ossos, limitando os seus movimentos.
Mesmo que sejam os cães mais velhos os que estão mais propensos a desenvolver o problema, pode atacar cachorros novos também.
Além de ficar mais quieto, outros sintomas da doença são mancar, principalmente, quando o dia está frio, dormir mais do que o de costume e correr com as patas traseiras juntas.
Embora não seja definitivo, cães que estão obesos, que são sedentários e que possuem lesões articulares podem desenvolver a artrose canina com mais facilidade.
Veja nosso artigo —> O que o Cachorro pode Comer – Saúde, Alimentação e Dicas
3 – Buscar lugares quentes
Outro comportamento dos cães que merece nossa atenção é quando eles ficam sempre em busca de um cantinho quente para se acomodarem, mesmo quando não está muito frio.
Nesse caso, ele pode estar com hipotireoidismo, causado pela redução na produção dos hormônios da tireoide.
A doença faz com que o metabolismo do cachorro se torne mais lento, assim, a temperatura do seu corpo cai e o frio é mais comum.
Outro sinal de que o seu melhor amigo pode estar com esse problema é se ele está passando mais tempo do que o normal embaixo do sol.
4 – Se coçar demais
É normal os pets se coçarem, mas se você observar que a coceira é exagerada são bons os motivos que você tem para levá-lo ao veterinário.
As causas da coceira são variadas, como a otite canina, mas também pode indicar alergia alimentar, nesse caso, o mais comum é que o animal se coce em diferentes partes do corpo.
Se for alergia alimentar, outros sintomas são os vermelhidões que surgem pelo corpo e o fato do cão lamber-se demais as próprias patas.
Feridas, queda do pelo e cheiro ruim são sintomas que podem acompanhar o problema.
Sintomas semelhantes podem indicar ainda a dermatite atópica.
No caso da alergia há ainda vômito. As raças pré-dispostas a desenvolver a alergia alimentar são Shar-Pei, Boxer, Pastor alemão, Golden retriever, Buldogue inglês e francês, Bull terrier e West Highland White terrier.
A seborreia canina é outra doença que causa muita coceira no cão, sendo que nesse caso o problema está associado à produção de sebo e queratina.
Assim, eles podem se coçar demais no rosto, nas patas, nas axilas, no abdômen, no pescoço, no ouvido e nas áreas genitais.
As raças mais propensas a ter o problema são Pinscher, Spaniel, Cocker, Pastor Alemão, Retriever, Teckel, Beagle e Labrador.
5 – Esfregar a pata no rosto
Você pode achar que ele está fazendo charminho, mas esfregar a pata no rosto insistentemente pode ser sinal de que o pet está sentindo dor.
Ele pode estar com a chamada doença do olho seco, causada pela falta de lubrificação, ou mesmo com conjuntivite.
Esfregar o rosto também pode indicar dor na gengiva, provocada pelo tártaro em excesso e mesmo por possíveis fraturas nos dentes.
6 – Tossir em excesso
Quando o cão tosse pode não parecer nada demais, porém, esteja atento se a tosse muito constante.
Nesse caso, ele pode estar com a gripe canina ou bronquite, sendo que no primeiro caso é mais comum em pets que vivem com outros animais e no segundo as causas são genéticas.
7 – Ficar sem comer
Essa possivelmente é a mudança de comportamento que mais chama a atenção de quem tem um cachorro.
No entanto, essa mudança de comportamento pode indicar vários problemas e o melhor é buscar a ajuda de um profissional especializado.
Esteja atento ainda para outros sinais:
– tremedeira
– muito choro
– andar curvado
– respiração ofegante quando parado
– bebe muita água
– parece estar com medo
Os animais podem ter ainda doenças como anemia, verminose, diabete e doença cardiovascular, entre outras.
Leia Nosso Artigo: 6 Doenças causadas por ração de cachorro
Por isso, não tarde em diagnosticar o problema do seu melhor amigo e oferecer a ele o tratamento adequado.
Fique de olho nesses comportamentos e você saberá quando seu cão precisa de ajuda!