5 Raças de cachorros de companhia

Cachorro é boa companhia sempre, eu sei…

Mas tem algumas raças que são perfeitas para acompanhar os humanos!

Entre as características gerais desse perfil de cão está a tranquilidade, o prazer em estar sempre ao lado de uma pessoa, gostar de colo, bom temperamento, etc.

A vantagem em ter um cão assim é ainda maior para idosos ou pessoas com necessidades especiais, que sofrem de depressão ou se sentem solitárias durante o dia. Quer ver?

5 Raças de cachorros de companhia

  1. Buldogue Francês

6 Raças de cachorros de companhia

É uma ótima companhia por uma série de razões, inclusive, a sua grande afetuosidade e tranquilidade, mas também é um cachorro muito inteligente, além de ser brincalhão e extrovertido.

Por isso, se adapta bem em casas com crianças, inclusive, a espaços reduzidos, como apartamentos, pois é de porte pequeno, o que exige menos espaço.

Além disso, é uma raça que não pode viver ao ar livre, devido à dificuldade que o seu organismo possui em controlar a sua temperatura interna, por causa do nariz achatado que possui, prejudicando a sua respiração.

Por isso, é uma raça que exige alguns cuidados, inclusive, quando as temperaturas estiverem altas.

O mesmo cuidado é preciso ter durante as atividades físicas, já que embora a sua necessidade de exercício seja média, como qualquer outro cão ele precisa passear diariamente.

Outra vantagem para quem mora em prédios é que o Buldogue Francês não é um cão que costuma latir muito.

Já por ser bastante sociável pode conviver bem com outros cachorros e demais animais, desde que seja acostumado desde filhote a ter essa relação.

Quanto as suas características físicas, o Buldogue Francês é forte, mesmo com pequenas proporções, e conta com pelagem macia, um pouco fina e brilhante de cor fulvo, tigrado ou não. Já os seus olhos negros estão sempre em alerta.

  1. Chihuahua

Essa é outra raça perfeita como cão de companhia, embora seja um cão muito ágil, alerta e corajoso, o que faz com que enfrente até mesmo cachorros muito maiores do que ele. No entanto, com o seu dono é bastante afetuoso, embora não seja muito simpático com desconhecidos.

Nesse sentido, além de fazer companhia serve como cão de guarda, já que não mede esforços para começar a latir quando alguém que não conhece se aproxima, além de ser super protetor.

Também pode ter dificuldade de conviver com outros cães, a não ser que isso seja feito desde pequeno, assim, ele pode se acostumar.

Outra característica marcante do Chihuahua é a grande influência que pode receber em relação ao temperamento do seu dono e mesmo do clima do local onde vive.

Além disso, não é uma raça apropriada para quem possui crianças pequenas, já que ele não é muito tolerante e, se for provocado, pode revidar.

Calcula-se que o Chihuahua seja a raça canina de menor tamanho, assim, trata-se de um melhor amigo compacto, que não chega a ter mais do que três quilos, e com o formato do crânio que se assemelha a uma maçã.

Enquanto os olhos do Chihuahua são redondos, brilhantes e grandes, sendo que as orelhas ficam eretas quando está em estado de alerta.

Quanto ao pelo dessa raça, pode ser longa e ondulada, embora esse tipo seja bem raro, assim, o tipo mais visto é com os pelos bem curtos, brilhantes, macios e finos. Já o seu pelo pode receber vários tons e combinações de cores.

  1. Coton de Tuléar

5 Raças de cachorros de companhia

Esse cão de pequeno porte é muito simpático, com a franja que encobre parte da face, é outro candidato perfeito a cão de companhia.

Toda a sua pelagem é longa e branca, macia como algodão, uma de suas caraterísticas mais peculiares, além disso, seu pelo próximo às orelhas pode ganhar um tom acinzentado ou avermelhado.

O Coton de Tuléar é muito alegre e sociável com outras pessoas. Por isso, também é fácil de adestrar, o que é importante de fazer, uma vez que a sua necessidade de exercícios varia de média para alta.

Mesmo assim, se adapta bem a apartamentos e gosta de ser o centro das atenções. Seus olhos são escuros, vivos e redondos.

As fêmeas dessa raça não ultrapassam os 25 cm, enquanto os machos chegam, no máximo, aos 28 cm. Da mesma forma, o seu peso não ultrapassa cinco e seis quilos respectivamente.

  1. Lhasa Apso

Outro cão de pelagem lisa e macia e da mesma forma alegre e um grande companheiro. Outras de suas características é o perfil seguro de si, indiferença a estranhos e a sua apuradíssima audição.

Mesmo barulhos muito distantes conseguem logo serem percebidos por essa raça, um ponto favorável a quem deseja ter o Lhasa Apso como a sua companhia.

Esse cachorro também é leal à família que o cuida, além de ser destemido e independente, mesmo assim tem ainda um temperamento carinhoso, tranquilo e dócil.

Quando são educados desde filhotes são disciplinados e podem até suportarem a ausência dos donos, porém, caso contrário, tornam-se muito dependentes e, inclusive, destrutivos.

Por causa de todas as suas características o Lhasa Apso vive bem em apartamentos, sendo que também possui pequeno porte, não ultrapassando os 25 cm. Mesmo assim, precisem de atividade física frequente.

São cães com alta longevidade, robustos e com pelos abundantes, inclusive, na calda. A pelagem pode ser na cor areia, mel, dourada, preta, branca, cinza, entre outras tonalidades.

  1. Terrier Tibetano

5 Raças de cachorros de companhia

É o cachorro que fecha essa pequena lista de raças de cachorros de companhia, sendo que as suas principais características são o temperamento alegre, leal e cativante.

Também gosta de brincadeiras, além de ser extrovertido e alerta, com adestrabilidade média e que necessita de atividade física, variando de moderada a alta.

Embora não se aproxime muito de estranhos, não é do tipo brigão. Já o seu porte pode ser médio ou grande, podendo chegar aos 41 cm. Possui ainda uma pequena franja sobre os olhos e na cauda, além de uma pequena barba.

Devido a sua origem conta com outra característica peculiar: pelos entre os dedos, o que permite que caminhe sobre a neve e em lugares montanhosos.

Por contar com pelagem dupla suporta baixas temperaturas e, por isso também, precisa de tosa com regularidade. Seus pelos podem ser de cores variadas, incluindo os tons creme, cinza, preto, branco, dourado, entre outros.

5 Raças de cachorros de companhia
4.7 (93.33%) 18 votes