Usina da Mulher
MUNDO ANIMAL

"Descubra o incrível (e lucrativo) mundo de petiscos para cachorros".

 


Biscoitos caseiros para cachorro
– dicas e receitas

Biscoitos caseiros para cachorro – Quem não gosta de um petisco ou uma guloseima? Com os nossos bichinhos não é diferente, eles são loucos por um lanchinho e o mercado oferece diversos tipos, formatos e sabores de petiscos próprios para cães.

Além de bonitos e atraentes, existem iguarias similares às consumidas por humanos adaptadas para o consumo animal como bolo de aniversário, panetone e até mesmo cerveja!

Mas aí vem a dúvida: é saudável oferecer esse tipo de alimento aos nossos amigos peludos?

Assim como tudo o que é relativo à alimentação de pessoas e animais, os petiscos são saudáveis desde que sejam observadas algumas condições.

Essas comidinhas não podem ser oferecidas em substituição à alimentação cotidiana do cão, pois não são alimentos completos e que tenham todos os nutrientes necessários para manter o cachorro saudável.

Em sua maioria, os petiscos, principalmente os industrializados, são desenvolvidos para atrair a atenção dos animais e agradá-los.

O petisco é para o cão o mesmo que um chocolate, um doce ou uma bala é para você, é algo para agradar o paladar, mas que não tem função nutricional para substituir uma refeição balanceada.

A ingestão desse tipo de alimento não pode passar de 10% da ingestão calórica diária do animal.

Outro cuidado importante é verificar se o petisco contém ingredientes que podem desencadear alergias ou problemas gastrointestinais no seu cão.

De nada adianta querer agradar o paladar do seu bichinho se isso for trazer problemas de saúde para ele. Ofereça ao seu cão uma alimentação saudável.

Quando oferecer biscoitos e petiscos?

Sempre que for alimentar o seu bichinho, a regra é a mesma que usamos para os humanos: refeição balanceada primeiro e petisco por último.

É muito importante que o seu cão receba uma alimentação completa, de acordo com a fase de vida em que ele está, seja ele um filhote, adulto, idoso, fêmea gestante ou lactante.

Esse cuidado vai garantir que o animal se desenvolva com saúde, tenha uma vida plena e feliz.

Na hora de agradar o seu cãozinho, evite os petiscos industrializados, pois esses alimentos, quase sempre, apresentam uma grande quantidade de aditivos químicos, sódio e conservantes.

Se o animal for saudável, não apresentar nenhum problema de saúde, você pode dar petiscos industrializados uma vez por mês.

Cães com problemas como obesidade, cardiopatas, nefropatas, alérgicos ou diabéticos não podem receber esse tipo de alimento em hipótese alguma.

Existem opções de biscoitos e petiscos naturais (ou caseiros) que são fabricados por pequenas empresas, ou ainda pelo próprio dono, que por levarem ingredientes naturais são menos agressivos à saúde do cachorro.

Muitos dos bifinhos e biscoitos produzidos por essas empresas não usam conservantes e contam com ingredientes orgânicos ou integrais.

Mesmo assim, todo petisco ou guloseima deve ser oferecido com parcimônia e nunca deve ultrapassar os 10% recomendados na dieta diária do seu animal.

Verifique sempre o prazo de validade e busque informações sobre a empresa produtora.

Hoje em dia é comum empresas se apropriarem de rótulos considerados naturais, sem conservantes, sem aditivos e, na verdade, o alimento é feito com grãos transgênicos ou ingredientes que podem desencadear alergias. Fique atento!

Guloseimas adaptadas para
o consumo animal

Atualmente o mercado de alimentos para cães tem desenvolvido diversos itens similares aos alimentos consumidos por humanos, mas adaptados ao consumo animal.

Confira alguns deles e verifique se vale a pena oferecer algo desse gênero ao seu cachorro.

  1. Cerveja para cães

Sim, já é possível encontrar a “dog beer”, ou seja, a cerveja para cachorro nos mercados brasileiros de produtos para pets.

Mas não se assuste, essa cerveja foi formulada pelo centro de tecnologia e formação de cervejeiros do Senai do Rio de Janeiro e não tem nenhuma substância alcoólica na sua composição.

A cerveja pra cachorro nada mais é que uma mistura de malte e extrato de carne e não deve ser substituída pela água normal ou pela alimentação balanceada.

Ela não contém lúpulo nem gás carbônico e você pode oferecer, no máximo, meia long neck por dia para cães com até 4 quilos.

A dog beer vem em duas opções diferentes de sabor de carne, como bovina e de frango e é rica em vitamina B, o que contribui para um bom funcionamento dos rins.

  1. Panetone e bolinhos

O panetone, clássico da culinária natalina, nunca fica de fora da mesa do brasileiro nessa época do ano.

E os donos de cães sabem como é difícil evitar que os peludos ataquem essa iguaria cheia de ingredientes que fazem mal à saúde deles.

Pensando nisso é que foi elaborado por alguns nutrólogos animais o panetone canino, sem passas, chocolate, açúcar ou sódio, ou seja, receita totalmente adaptada ao consumo canino.

A versão salgada tem recheio de flocos de carne para ficar ainda mais interessante ao paladar dos pets.

O fabricante informa que a quantidade recomendada por dia depende do peso do cachorro.

Um cão de até 10kg, por exemplo, pode consumir no máximo 40g por dia e cães que pesam mais de 20kg podem receber até 80g de panetone.

Já existem também disponíveis no mercado cupcakes e muffins adaptados para os cães, boas opções de petiscos quando você quer desfrutar de uma dessas delícias humanas e não quer deixar o seu parceiro passando vontade.

Assim como o panetone, os ingredientes utilizados na confecção dos bolinhos não leva itens nocivos e também deve ser oferecido ao seu cão sem exageros.

Recomendamos sempre que os tutores deem preferência por fazer os petiscos em casa usando ingredientes frescos, se você gosta de se arriscar na cozinha, logo em seguida disponibilizamos algumas receitas.

  1. Brigadeiro

Você já sabe que não podemos nunca, em hipótese alguma, oferecer chocolate para os cães. Mas isso não significa que eles não possam desfrutar de um mimo e consumir um brigadeiro especialmente formulado para o paladar canino.

O brigadeiro pra cachorro é feito com alfarroba no lugar do chocolate, aveia, creme de amendoim e frutas secas (somente aquelas próprias para o consumo dos pets).

A pasta de amendoim é rica em vitamina E e ajuda a manter a imunidade em dia.

  1. Sorvete

Em dias de muito calor, é normal ficarmos preocupados com os cães e querermos oferecer agradinhos refrescantes para os nossos amigos peludos, mas os sorvetes e picolés de consumo humano nunca devem ser ingeridos por eles.

Se você quer dividir um picolé com seu cão, procure por sorvetes preparados especialmente para eles, já existem produtos assim em pet shops, porém fique sempre atento à formulação desses petiscos, pois tudo o que é industrializado pode ser danoso à saúde do bichinho.

A melhor opção é preparar um sorvetinho caseiro com produtos frescos, zero corantes e aromatizantes e muito sabor para o seu cão.

As funções dos petiscos para cães

Talvez não seja do conhecimento de todos os tutores e donos de cães, mas os petiscos não são usados somente para agradar o paladar dos pets.

Esse tipo de alimento pode ser oferecido como recompensa durante o treinamento e adestramento ou para ajudar na mudança comportamental de cães que sofrem de alguma fobia ou de ansiedade de separação.

Porém, para cada tipo de situação, deve ser oferecido um tipo de agrado. Os petiscos oferecidos durante uma sessão de adestramento devem ter um cheiro intenso, muito atrativo e textura macia.

As porções devem ser bem pequenas para que o cão coma rápido, sinta-se recompensado, mas não tenha a atenção desviada do treinamento.

Já os petiscos voltados para mudanças comportamentais devem ser maiores e ter uma consistência mais firme, pois o objetivo é justamente entreter o cão e fazer com que ele fique roendo e mastigando por mais tempo.

Os ossinhos são perfeitos para cães medrosos, ansiosos, agitados ou desconfiados, mas é preciso ter alguns cuidados.

Nunca oferte ossos de aves, pois eles são finos e podem soltar lascas e causar danos sérios aos órgãos internos do animal.

Ossos de boi devem ser fervidos (não cozidos, somente fervidos) antes de ser consumidos pelos cães para evitar que o animal consuma carne crua e venha a desenvolver algum tipo de enfermidade.

Ossinhos artificiais são uma boa pedida pois auxiliam também na limpeza dos dentes e melhoram a saúde bucal, mas é preciso estar atento ao tamanho do petisco.

Os ossinhos devem ser duas vezes o tamanho da boca do cão aberta para que ele não engula e assim que eles ficarem moles ou diminuírem de tamanho, devem ser descartados.

Qual o melhor petisco para adestramento?

Na hora de escolher o melhor petisco para usar quando for adestrar ou treinar seu cão, alguns fatores devem ser levados em conta. Confira as nossas dicas:

  1. Embalagem

É comum encontrar promoções ao aquirir embalagens maiores de produtos para pets, mas é preciso verificar se você vai conseguir acondicionar os petiscos de forma que eles não percam o cheiro, o sabor e a textura.

Alguns petiscos podem ficar muito duros quando expostos ao ar e aí eles perdem a funcionalidade.

Procure por embalagens que mantenham as características do produto, que sejam fáceis de manusear, como os fechamentos do tipo zip lock.

  1. Facilidade para carregar

Quando se está adestrando um cão, recompensar na hora certa é fundamental. Então escolha um petisco que você consiga levar facilmente em passeios, caminhadas, idas ao parque.

O petisco para adestramento deve ser pequeno e macio, precisa caber facilmente no bolso ou na mão e deve ser fácil de ser partido em pedaços se for o caso.

  1. Sabor

Existem petiscos industrializados com os mais diversos sabores, teste aquele que o seu cão goste mais para valorizar o treinamento.

Se você estiver disposto a investir em uma alimentação natural, o raciocínio é o mesmo, ofereça diversos tipos de agrados e invista naqueles que o seu bichinho demonstrar mais interesse.

  1. Consistência

Os cães em processo de adestramento devem ficar muito atentos aos comandos do tutor, portanto não devem se distrair facilmente com petiscos duros e que demandem mais esforço para mastigar.

Ofereça petiscos macios e fáceis de quebrar em pequenos pedaços, além disso, petiscos macios costumam ser mais saborosos.

  1. Tamanho

O petisco apropriado para as sessões de treinamento de cães não deve ser maior que o tamanho de uma ervilha. Se o cão for de porte pequeno, pode ser ainda menor.

Como existem muitas raças que possuem tendência a engordar, você precisa controlar bem a quantidade de petiscos oferecidos mesmo na fase de adestramento.

  1. Ingredientes

Produtos industrializados são práticos, mas possuem muitos aditivos químicos que a longo prazo trazem riscos à saúde do seu cão.

Alimentos que não tenham aditivos, conservantes, corantes ou sabores artificiais são sempre a melhor escolha.

Procure por petiscos que tenham teor reduzido de sódio (ou que sejam isentos de sódio) e evite os produtos que tenham milho na sua composição.

  1. Alimentos especiais

Petiscos especiais são aqueles que o seu cão adora e que geralmente não ganharia, mas merece receber numa ocasião especial.

Reserve esse tipo de alimento para quando ele conseguir realizar uma tarefa realmente difícil ou quando evitar um comportamento inadequado.

Nessa categoria se enquadram um pedaço de frango, carne, salsicha, queijo ou pasta de amendoim.

Mas confira sempre a qualidade do que você oferece ao seu amigo, não dê para ele algo que você não consumiria.

Receitas de petiscos caseiros

Muitos tutores se incomodam em oferecer aos seus pets produtos industrializados e que podem trazer problemas gástricos ou até mesmo alergias aos bichinhos.

Porém, mesmo com essa preocupação, muita gente tem dificuldade em trocar as rações e guloseimas secas por uma alimentação natural por achar que é muito complicado preparar refeições caseiras.

Pois saiba que é possível oferecer uma dieta rica, balanceada e saudável para o seu cãozinho utilizando ingredientes frescos, naturais, simples, fáceis de encontrar e sem que você tenha que passar horas na cozinha.

Confira a seleção de receitas de petiscos caseiros que separamos para você, é só botar a mão na massa e garantir a felicidade do seu cão.

Cupcakes caninos

Ingredientes:

  • 240g de farinha de aveia
  • 1 colher (chá) de fermento
  • 120g de pasta de amendoim sem açúcar
  • 120g de óleo de coco
  • 1 xícara de maçã ralada
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 240g de mel
  • 1 ovo
  • 180g de fruta picada (apropriadas para o consumo canino)

Preaqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela grande misture a farinha e o fermento. Em outra tigela misture os outros ingredientes até ficar bem homogêneo.

Essa segunda mistura deve ser adicionada aos ingredientes secos, misture bem, divida a massa em forminhas para cupcake e asse por 25 minutos.

Se quiser caprichar ainda mais no petisco, passe uma cobertura de manteiga de amendoim antes de oferecer ao seu cão.

Sorvete caseiro

  1. Farinha de aveia e manteiga de amendoim

Ingredientes:

  • 1 copo de manteiga de amendoim de preferência orgânica
  • 2 copos de iogurte natural sem açúcar
  • ¼ de copo de aveia em flocos
  • ½ copo de alfarroba em flocos

Misture tudo em uma tigela e coloque essa mistura em copinhos de papel ou de plástico. Se você tiver forminhas próprias para sorvete fica melhor ainda.

Pode espetar palitinhos de madeira para formar pequenos picolés. Leve ao freezer e deixe congelar. É ótimo para os filhotes.

  1. Banana e morango

Ingredientes:

  • 2 bananas nanicas maduras, mas não muito
  • Morangos sem o cabinho
  • 1 copo de iogurte natural

Corte as bananas e os morangos em pedaços e deixe no freezer por 24 horas. Quando estiverem bem congelados, bata as frutas no liquidificador até formar uma pastinha.

O iogurte natural facilita no processo, mas é opcional. Você pode usar forminhas de gelo, copos plásticos ou forminhas próprias para sorvete e deixe no freezer mais 6 horas em média para endurecer.

Se quiser, pode dar a pastinha gelada para o seu cão.

3.Biscoito de banana e aveia

Ingredientes:

  • 50g de manteiga sem sal
  • 1 banana nanica madura
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 ovo
  • 1 xícara de chá de aveia em flocos
  • 2 xícaras de chá de farinha de aveia
  • 1 colher chá de canela em pó

Mistures todos os ingredientes em uma tigela, menos a farinha de aveia. Quando formar uma massa homogênea, acrescente a farinha aos poucos e vá misturando até que a massa desgrude das mãos.

Abra a massa com um rolo e corte os biscoitos com um cortador. Leve ao forno para assar por 10 minutos.

Depois de frios eles devem ser armazenados em um recipiente com tampa e devem ser consumidos em até 10 dias.

Biscoito de abóbora

Ingredientes

  • 400g de farinha de trigo integral
  • 40g de aveia em flocos
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de pasta de amendoim
  • 120g de purê de abóbora (cozinhe a abóbora sem a casca e quando estiver bem macia, amasse até formar um purê)
  • ½ colher de chá de canela

Misture a farinha, a aveia e a canela numa tigela e reserve. Em outro recipiente misture o purê de abóbora, os ovos e a pasta de amendoim.

Junte todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Modele os biscoitos e leve ao forno médio por 30 minutos.

Biscoito de cenoura

Ingredientes:

  • 1 cenoura picada ou ralada
  • 1 ovo
  • 1 xícara de chá de água
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de chá de azeite de oliva
  • 1 pitada de sal
  • 5 folhinhas de manjericão fresco
  • 2 xícaras de farinha de arroz

Cozinhe a cenoura por 20 minutos ou até ficar bem macia. Bata num processador de alimentos ou liquidificador até formar um purê, acrescente o ovo, o óleo de coco, o azeite e o manjericão.

Acrescente a farinha de arroz aos poucos até a massa ficar homogênea e consistente. Abra a a massa e corte com cortadores de biscoito, coloque-os em uma assadeira untada e asse por 10 minutos.

Brigadeiro canino

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara de chá de óleo de coco
  • 2 a 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 2 e ½ xícaras de aveia em flocos
  • ¼ de copo de alfarroba em pó
  • Coco ralado para decorar

Misture o óleo de coco, a manteiga de amendoim e a aveia em flocos no processador de alimentos ou mixer até ficar uma mistura homogênea.

Com uma colher, pegue pequenas porções e enrole em bolinhas. Se a mistura não der o ponto de enrolar, adicione aveia em flocos ou óleo de coco para corrigir.

Passe as bolinhas pelo coco ralado para até ficar bem coberto, leve à geladeira por 30 minutos e depois é só servir.

Biscoito de banana com cenoura

Ingredientes:

  • 2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo integral
  • ½ xícara de chá de fubá
  • 200g de cenoura crua ralada ou triturada no processador
  • 2 bananas prata amassadas
  • 1 ovo batido
  • 1/3 de xícara de óleo de coco
  • ½ xícara de água fria

Em um recipiente misture os ingredientes secos, farinha de trigo e fubá, acrescente a cenoura, a banana, o ovo, o óleo e a água e misture com as mãos até obter uma massa homogênea.

Abra a massa com um rolo e corte os biscoitos  com cortadores decorados. Coloque-os em uma assadeira untada ou com papel manteiga e asse em forno baixo por mais ou menos 35 minutos.

Se quiser deixar mais crocante, deixe os biscoitos no forno por mais 30 minutos depois de desligado o fogo.

Sempre que for fazer qualquer receita caseira para o seu cão, lembre-se que ele tem um paladar muito mais apurado que o nosso, portanto não abuse dos temperos e muito menos do sal.

Alimentos naturais oferecem todos os nutrientes que o seu bichinho precisa e não agridem a saúde dele.

Aviso importante:

Na sexta-feira, anota aí, eu e minha equipe iremos disponibilizar uma oportunidade única para quem deseja aprender a produzir biscoitos naturais para cachorros e criar o seu pequeno negócio podendo faturar cerca de R$1200 por mês somente vendendo para o pessoal mais próximo.

Para te adiantar algo, posso dizer que iremos te mandar o link para que você possa fazer a inscrição em um curso totalmente voltado pra este objetivo.

Será um e-mail enviado para todo que está em contato com a nossa marca atualmente (cerca de 10.000 pessoas) e iremos disponibilizar um bônus exclusivo somente para os primeiros 20 que fizerem sua inscrição.

Então, se você tem interesse em aprender como pode criar o seu pequeno negócio e fazer uma renda extra mensal com este mercado, fique de olho em seu e-mail. As 20 vagas para os que irão ser presenteados com bônus irão acabar rapidamente, tenho certeza.

Te vejo na sexta-feira.

Olá, eu sou o Cássio Cardoso. Tenho 29 anos. Sou gaúcho e luto pelas causas animais e trato meu cachorro como se fosse um filho.

Termos de Uso | Politica de Privacidade
Cachorro de 29 Anos © Todos os Direitos Reservados